Vladimir Putin fez esta manhã de Entrudo um longo discurso de Estado da Nação para nos garantir que "foram eles [o Ocidente] que começaram a guerra. Nós [Rússia] estamos a tentar pará-la".
Corpo do artigo
Ao longo de uma hora e meia, o presidente da Rússia afirmou que foi obrigado realizar a "operação militar especial" para garantir a segurança do país. Afinal, segundo Putin, a guerra é culpa dela, da Ucrânia, que teimosamente continua a não aceitar a "ajuda" do exército russo que, há um ano, entrou pelo seu território adentro para o "desnazificar".
O jogador Dani Alves parece ter a mesma escola que Putin. O brasileiro é suspeito de ter violado uma jovem de 23 anos na casa de banho de uma discoteca em Barcelona. Inicialmente, o futebolista negou conhecer a vítima, mas, após ser detido, já mudou várias vezes de narrativa. Na última versão, diz que a jovem forçou a entrada na casa de banho e agrediu-o sexualmente, praticando-lhe sexo oral sem o seu consentimento. Explicou que tinha mentido para proteger a jovem, mas ela é que era a agressora. O juiz de instrução não partilhou a tese de "a culpa é dela" e manteve Dani Alves em prisão preventiva.
Ainda não se sabe se há crime, mas segundo o Ministério Público, o padre Arsénio Isidoro e a namorada Ana terão desviado mais de 800 mil euros de seis IPSS a seu cargo. Segundo a acusação, o casal de amantes gastou o dinheiro em viagens, roupas de luxo, um Porsche Panamera, um iate, uma vivenda em Peniche e um sem-número de despesas pessoais. Chegaram a enviar o iate para São Tomé e Príncipe, onde regulamente passavam férias. O julgamento começa em breve no Tribunal de Loures. De quem será a culpa desta vez?
A 47 dias do domingo de Páscoa e prestes a entrar na Quaresma, as populações saíram à rua para festejar o Entrudo com muita cor e boa disposição. Esta tarde em Barcelos, mais de dois mil figurantes, representando 45 associações do concelho, desfilaram pelas ruas da cidade. Ontem à noite, regressou a folia luso galega a Caminha com um desfile noturno e colorido que teve mais de mil foliões. O tempo não esteve o melhor, mas São Pedro já veio sacudir a água do capote. A culpa foi delas; das nuvens, claro.