As tricas políticas, as férias de luxo e os 49.307 dias do melhor jornalismo
Corpo do artigo
António Costa voltou a garantir, nesta quinta-feira, que o secretário de Estado Adjunto, António Mendonça Mendes, não desempenhou "nenhum" papel na ativação do SIS no caso do ministério das Infraestruturas. Questionado sobre o motivo pelo qual ainda não respondeu formalmente às perguntas do PSD sobre o assunto, o primeiro-ministro deu a entender que os sociais-democratas ainda nem sequer as haviam entregado no Parlamento. Isto depois de Joaquim Miranda Sarmento, líder parlamentar do PSD, ter referido que as respostas do primeiro-ministro sobre o SIS ainda não tinham dado entrada na Assembleia da República, acusando António Costa de "desrespeito ao parlamento" e "atropelo às instituições".
Mudando de assunto, porque o dia também foi vivido longe das tricas políticas, em Gondomar, a Metyis, uma multinacional dedicada ao desenvolvimento de soluções de comércio digital, marketing, design e serviços de consultoria, e a Hugo Boss assinalaram um importante marco na parceria entre as duas empresas, com a inauguração do Metyis Campus. Um investimento de 15 milhões de euros que criará mil novos empregos.
Bem perto, em Valongo, um aluno de 13 anos da EB 2,3 de Alfena foi agredido com violência por três colegas, acabando por ficar inconsciente. A agressão aconteceu na terça-feira e o estudante agredido teve de ser transportado para o Hospital de S. João, no Porto.
Entrando nas quatro linhas do futebol, acabaram os campeonatos, começou a época de transferências. Messi vai deixar o PSG; Benzema irá abandonar o Real Madrid. Ainda não há destino confirmado para os internacionais argentino e francês, mas tudo indica que, na próxima temporada, irão fazer companhia a Cristiano Ronaldo na liga saudita, que, meio ano depois de ter chegado, continua a ter bem presente na memória o dia em que foi apresentado como reforço do Al Nassr.
Fora do campo, o comentador de futebol Pedro Guerra foi condenado, numa pena de multa de 2500 euros e a pagar 10.500 euros de indemnizações por dois crimes de difamação agravada sobre o presidente do F. C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, e sobre o também dirigente portista Luís Gonçalves, bem como por um crime de ofensa ao próprio clube azul e branco.
Viajando pelo Universo JN, mas muito provavelmente sem poder fazer as malas, uma vez que os preços ultrapassam os cinco mil euros diários, espreite quatro das cerca de uma centena de casas de férias de luxo disponíveis para arrendar em Portugal. Em regime tudo incluído, claro está, e em que não falta nada - do chef ao mordomo, passando pelo motorista. Um trabalho do Pedro Emanuel Santos na "Notícias Magazine" que pode ler aqui.
Por fim, na véspera de o "Jornal de Notícias" fazer 135 (cento e trinta e cinco) anos, dia de aniversário em que vamos ter uma edição especialíssima em papel e inúmeras iniciativas que poderá acompanhar ao longo do dia no nosso site, só lhe posso agradecer por fazer parte da nossa equipa. Sim, porque os jornais são feitos por profissionais das mais diversas áreas, mas são os leitores a razão de tudo. Foi assim em 1888. É assim em 2023. E o JN é feito pelos leitores - e para os leitores - há 49.307 dias. Parabéns a si! Parabéns a nós!
Boas leituras. Boa noite.