França despertou hoje sob o tom da revolta e contestação, com mais de 300 manifestações que ao longo do dia têm tomado as artérias das principais cidades do país, sobretudo em Paris, onde se multiplicam os confrontos entre manifestantes e forças de segurança, que se socorrem de granadas de gás lacrimogéneo para dispersar e travar a multidão que tem bloqueado as vias com barricadas de fogo.
Corpo do artigo
Naquela que é a nona mobilização nacional contra a revisão do sistema de pensões, proposta pelo Executivo de Emmanuel Macron e introduzida sem votação na Assembleia Nacional, as greves estão a afetar setores como a energia, os transportes ou a recolha de resíduos. Na base da contestação está o aumento da idade da reforma dos 62 para os 64 anos ou a obrigatoriedade de 43 anos de descontos para alcançar a pensão completa.
Num pedido há meses reiterado à exaustão, o presidente ucraniano voltou hoje a apelar aos líderes europeus que considerem o fornecimento à Ucrânia de mísseis de longo alcance e de aviões de combate. Fê-lo a partir de um comboio de onde regressava de Kherson, no Sul da Ucrânia, numa intervenção por videoconferência no Conselho Europeu que hoje decorreu em Bruxelas, tendo intercedido ainda a favor do reforço de sanções contra Moscovo.
Um relatório divulgado pela ONG britânica Refugee Action denuncia as condições indignas em que vivem cerca de 50 mil refugiados que aguardam pela concessão de asilo no Reino Unido. Espaços sobrelotados, infestações de pragas, alimentação pobre e insuficiente são alguns dos problemas relatados pelos inquiridos, que levaram a organização a concluir que o alojamento dos refugiados em solo britânico se traduz num "sistema nacional de segregação racializada e detenção".
O absentismo por doença no Serviço Nacional de Saúde disparou para níveis nunca antes vistos, tendo aumentado, em 2022, 54% em relação a 2019, o que representa mais de três milhões de dias de faltas ao trabalho por razões de saúde. Médicos, enfermeiros e administradores hospitalares apontam uma multiplicidade de fatores que refletem um quadro crítico de saúde física e mental destes profissionais desde que o país embateu na pandemia.
O empresário Jacques Rodrigues, proprietário de publicações como "Nova Gente", "Maria" ou "TV 7 Dias", foi detido esta quinta-feira pela Polícia Judiciária, juntamente com o filho Jacques Júnior, um advogado e um revisor oficial de contas. A operação desencadeada pelas autoridades tem nome certeiro e tocado pela ironia, "Última Edição", e aponta alegada fraude no grupo de comunicação social Impala, ferido por dívidas avaliadas em cerca de 100 milhões de euros.
Depois de pausa prolongada e alterações na formação inicial, a banda Ala dos Namorados, que este ano celebra 30 anos de carreira, está de regresso aos palcos com o novo disco "Brilhará". O grupo passou hoje pelo palco da redação do Jornal de Notícias, onde apresentou dois novos temas, mas também duas músicas emblemáticas do percurso da banda, como "Loucos de Lisboa" e "Fim do mundo". Uma atuação para fechar o dia, que pode ver ou rever aqui.