Parece que esta terça-feira foi dia de festa para toda a gente. Ao lado dos estudantes universitários do Porto, que desfilaram pelas ruas da Baixa, os professores receberam a notícia de que todos vão chegar aos últimos três escalões de carreira.
Corpo do artigo
É quase impossível, para quem vive ou trabalha no Porto, ficar indiferente à semana académica. Pelos supermercados, a inflação passa ao lado dos universitários que atacam os corredores das bebidas e das batatas fritas para festejar os anos de folia que viveram ou que estão para vir. Há cartolas coloridas pelas ruas e as multidões enchem as carruagens de metro. O ambiente de festa contagiou toda a cidade, com avós, pais e mães orgulhosos e embrulhados na euforia que soou pela Baixa até perto das 19 horas. Veja aqui a cobertura do cortejo feita pelo JN.
Mas este não terá sido o único motivo de celebração no ensino em Portugal. O ministro da Educação, João Costa, diz que todos os professores vão chegar aos últimos três escalões da carreira e os professores com menos oito horas letivas poderão dar aulas em dois agrupamentos diferentes, num limite de distância entre eles até 30 quilómetros.
Seja a distância longa ou curta, tenha calma. Não ande tão depressa. Até porque o que não vão faltar por aí são radares a controlar velocidades. E estão mais inteligentes: calculam a velocidade média e não a instantânea. Estão a ser testados em 14 locais, desconhecendo-se, para já, a data em que entrarão em funcionamento. Pelo sim pelo não, fique a perceber aqui como funcionam e não acelere demasiado.
Quem já ia embalado era o Benfica. O clube está proibido de vender bilhetes para o próximo jogo em provas europeias. Foi multado em 35 mil euros por causa do comportamento dos adeptos no jogo com o Inter de Milão, em San Siro, a contar para a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.
Bem, mas vamos a coisas que interessam: às terças-feiras, já sabe. Sai sempre um novo episódio do "Porto do Germano". E hoje não foi exceção. Fique aqui a conhecer a história da promessa feita ao Senhor dos Aflitos, paga em prata e com juros.
E como diz aconselha sempre o nosso Germano, mantenha-se a par das notícias do Porto, do país e do Mundo com o Jornal de Notícias.
"Um xi e até para a semana".