Corpo do artigo
Aveiro foi Capital Portuguesa da Cultura 2024, numa operação marcante e vibrante, que tornou a cidade o palco principal da cultura portuguesa, realçando a importância dos municípios portugueses na criação, produção e promoção da cultura com e para todos.
Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024, assumindo com responsabilidade, elegância e sucesso a condição de ser palco da cultura portuguesa com muitas e diversas manifestações em festa, deixando marcas especiais, de que se destacam, no Cais do Sal, a presença do NRP Sagres, no âmbito do Dia da Marinha, e no espaço público, que conta novas histórias de Aveiro, como a obra de arte de Rui Chafes, “Sonhando tudo” instalada nas “Pontes”, e a obra única de arte do arquiteto Siza Vieira, evocativa da Muralha de Aveiro, junto à Sé Catedral.
Aveiro passa a Braga essa responsabilidade em 2025, desejando à Câmara Municipal de Braga e aos seus parceiros de jornada sucesso e felicidades, segura que está de que assim será pela garantia de que o trabalho realizado ao longo de quase 12 anos pelo presidente Ricardo Rio e sua equipa vai culminar com uma operação bem conseguida, em crescendo ao que fizemos em Aveiro, e com estímulo para entregar a Ponta Delgada essa responsabilidade em 2026.
A ideia de Portugal ter um programa de Capital Portuguesa da Cultura foi gerada pelo grupo dos quatro municípios finalistas do concurso de Capital Europeia da Cultura 2027, tendo recebido a concordância do então ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. O acordo assentou na ideia de termos em 2024, 2025 e 2026 uma Capital Portuguesa da Cultura assumida pelos municípios que não ganhassem o título de Capital Europeia da Cultura 2027, entregando essa responsabilidade por ordem alfabética, o que justifica termos Ponta Delgada em 2026.
Évora tem em desenvolvimento o processo de Capital Europeia da Cultura 2027, com algumas notas públicas de turbulência na gestão, que seguramente saberá ultrapassar, com a esperança e a convicção que tenho de que essa operação vai ser bem conseguida, em nome de Portugal e da Europa.
Aveiro Cidade, Município e Região, testemunha a importância de ser Capital Portuguesa da Cultura, dessa importante operação de mobilização dos agentes culturais e de estímulo à sua atividade e ao seu crescimento, constituindo também uma relevante ação de marketing territorial com impactos muito positivos na atividade económica.
No Município de Aveiro, o ano turístico atingiu números recorde em 2024, nas visitas aos museus e lojas turísticas da Câmara Municipal de Aveiro, na presença de participantes nas atividades do Teatro Aveirense e do Centro de Congressos de Aveiro, seguramente com o relevante contributo de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024.
Tive já oportunidade de partilhar com a atual ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, a relevância e a pertinência deste programa de Capital Portuguesa da Cultura, ao qual se deve dar continuidade e mais estímulos, com a liderança dos municípios e a participação mais intensa do Governo.
Obrigado, Aveiro, força Braga, boa e cuidada preparação a Ponta Delgada e a Évora, em nome da notável cultura portuguesa, cultura do Mundo, pela nossa presença nos seus quatro cantos, em honra e em estímulo aos portugueses.
Vamos a Braga viver a Capital Portuguesa da Cultura 2025.