Ficar em casa é que não. O Modtissimo abre hoje as suas portas aos compradores nacionais e internacionais do setor têxtil e vestuário.
Corpo do artigo
Aquele que já é há muitos anos o único salão profissional da fileira moda que se realiza em Portugal é neste segundo semestre de 2020 o único certame desta área de negócio que se realiza em toda a Península Ibérica e dos poucos que se realizam em toda a Europa.
Isto acontece porque a nossa indústria têxtil e vestuário, como é seu apanágio, não aceita baixar os braços mesmo quando as dificuldades são grandes. Apesar da situação sanitária que todos conhecemos, ficar em casa é que não.
Devo dizer que mesmo sendo conhecedor da fibra desta gente esmagadoramente das zonas Norte e Centro do país com quem trabalho há mais de 30 anos, a verdade é que devo confessar que ainda foram capazes de me surpreender.
Quando, em maio, se começou a falar da realização física, ou seja, normal, deste Modtissimo nestes dias de setembro, nunca duvidei que ele viesse a acontecer, mas também nunca acreditei que a adesão da nossa ITV fosse tão alta, a rondar os 95%. Se deste lado dos expositores quase tudo permanece igual, o que será seguramente diferente, e isso também é importante para que todos fiquem descansados, são os procedimentos ditados pela realização deste evento em tempos de pandemia.
Na Alfândega, o Modtissimo e os seus expositores e visitantes estarão com tudo o que é imposto. Desde logo o check in será todo feito online e a sua verificação também eletrónica até ocorrerá ao ar livre se a meteorologia não obrigar a outra solução. O uso de máscara já adivinhamos que será obrigatório, mas até porque se trata de um evento de moda haverá um concurso para descobrir as máscaras mais fashion.
Devia fazer parte da nossa filosofia de vida tentar sempre tornar mais agradável e divertido tudo o que nos é imposto, mas não gostamos. Como também já faz parte dos nossos dias não vão faltar doseadores e dispensadores de álcool-gel em todos os stands, esquinas e corredores.
Porque existe naturalmente uma lotação limitada, também haverá um controlo eletrónico do úmero de compradores dentro do Modtissimo, sendo certo que os milhares de metros quadrados disponíveis para receber os profissionais do setor dificilmente atingirão o limite imposto.
Resta-me apelar a todos os habituais visitantes profissionais do Modtissimo para que compareçam como sempre até porque a coragem e o profissionalismo dos expositores presentes bem merecem. Ficar em casa é que não.
*Empresário