Corpo do artigo
O ano de 2025 tem-se revelado mais feliz e tranquilo do que imaginávamos. Tal como sucedeu nas passagens anteriores por Braga, Carlos Carvalhal volta a demonstrar capacidade para garantir bons resultados apesar da sangria de jogadores que se verifica em cada período de transferências, valorizando a formação do clube e mantendo níveis de competitividade muito elevados.
O jogo com o Nacional mostrou um Braga que se mantém invicto na Liga Portugal desde a última partida da primeira volta, tendo sofrido apenas 3 golos neste período. O resultado não traduz com clareza a superioridade do Braga no jogo que poderia ter vencido por números mais substanciais. Com os pés bem assentes na terra, este Braga ainda pode surpreender.
Totalmente incompreensíveis são os horários dos jogos que a Liga continua a adotar. O Braga iniciou 7 dos 12 jogos em casa durante o período noturno (depois das 20 horas), o que contrasta com a narrativa de um desporto amigo das famílias. A Liga contrapõe frequentemente as críticas com números de espectadores nos estádios que poderão não corresponder à realidade. Alguns clubes são particularmente profícuos no milagre da multiplicação dos espectadores, apresentando recorrentemente números que são inverosímeis porque totalmente incompatíveis com as cadeiras que vemos vazias durante os jogos.
Para defender o espetáculo, acabar com a suspeição e esclarecer a mitologia, seria importante que a Liga Portugal fizesse uma auditoria às assistências reportadas por alguns clubes e esclarecesse se existem mecanismos de verificação idóneos. De outro modo, não dá para acreditar.
*Adepto do Braga