O que é a Casa da Cidadania da Língua
Corpo do artigo
Vamos dar as boas-vindas à Casa, esse lugar onde a cidadania é a tua língua, onde a identidade não é apenas nacional, mas cultural, de comunicação e de afetos. Um espaço para debater, estudar, abrir fronteiras e criar uma nova relação entre os países de língua portuguesa. Um espaço para associações, editoras, governos, jornalistas, intelectuais e artistas.
O intercâmbio de ideias, conhecimentos e experiências trará mais força aos laços entre os países de língua portuguesa, promovendo uma compreensão profunda e contribuindo para a construção de uma comunidade mais coesa quando o território se apresenta desmaterializado e a língua não é mais um instrumento, mas sim uma verdadeira plataforma.
Foi este projeto, a cidadania da língua, que na associação Portugal Brasil 200 anos tornamos público no passado 5 de maio, em Poços de Caldas, celebrando o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que chamou a atenção de um dos nossos parceiros, a Câmara Municipal de Coimbra, que nos propôs criar-lhe uma Casa. Esta é a primeira.
Aparentemente, o projeto era bom e conseguiu congregar não apenas a vontade do município, mas de muitos outros parceiros, cidadãos e cidadãs, instituições e empresas de Portugal e do Brasil com as quais estabelecemos termos de cooperação.
Essa validação institucional faz toda a diferença para aqueles que na Associação Portugal Brasil 200 anos acreditam que cuidar de partilhar e dar a conhecer a cultura e a língua portuguesas a todos os que as praticam não é só gestão cultural mas sim cuidar do nosso futuro comum.
Mas tudo está ainda a começar. Agora é preciso planear com rigor, captar os recursos e o envolvimento dos atores governamentais, instituições académicas, as excelentes empresas de Coimbra e a sociedade civil, para que o esforço conjunto torne essa visão uma realidade e aproveite todo o potencial que esta Casa tem para oferecer.