Corpo do artigo
A Universidade do Porto comemorará no dia 22 de março o 112.º aniversário da sua criação, formalizada em 1911 sob a égide da então jovem República. Como tem sido habitual, assinalaremos a data com um ato público que pretendemos aberto à comunidade que servimos, afirmando a instituição pelo seu cosmopolitismo, pela qualidade da investigação que produz, pela competitividade internacional que vai consolidando e pela capacidade de atrair os melhores talentos e de os formar para servir o progresso do país.
Os diversos rankings internacionais que avaliam o desempenho das instituições académicas de todo o Mundo confirmam o reforço da posição da Universidade do Porto em termos nacionais, europeus e mundiais. Num contexto crescentemente competitivo e globalizado, o nosso desígnio deve, pois, continuar a centrar-se na afirmação internacional, na cooperação com outras instituições europeias de referência e na possibilidade de aliciar os estudantes nacionais e estrangeiros que sejam úteis ao tecido económico nacional e à investigação que fazemos. Queremos comparar-nos e competir com os melhores, e trabalhamos para estar preparados e capazes de dar resposta a este desafio, decisivo não só para a Universidade do Porto, mas também, e sobretudo, para o desenvolvimento do país.
No lugar de procurar aligeirar os critérios de acesso ao Ensino Superior, o país deve concentrar-se em aprofundar uma cultura de exigência e de rigor que prepare os nossos jovens para os desafios do futuro. Em vez de legislar no sentido de massificar a obtenção de doutoramentos, devemos, isso sim, criar condições para formar melhor os nossos estudantes, procurando criar as condições que permitam às instituições de Ensino Superior equipararem-se às melhores congéneres internacionais, assim contribuindo para a competitividade da nossa investigação e da economia nacional. Não podemos, para isso, perder tempo ou energia com disputas estéreis, com formalismos fúteis, com paroquialismos ou com a ambição de dar passos maiores do que a perna.
*Reitor da Universidade do Porto