Corpo do artigo
No dia 5 de maio de 2024, Dia Mundial da Língua Portuguesa, vamos falar de novas perspetivas e possibilidades que a língua portuguesa oferece para a inclusão social, empoderamento feminino e desenvolvimento sustentável?
A Associação Portugal Brasil 200 anos, em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra, propõe um evento que é muito mais do que uma celebração; é um manifesto sobre o papel vital que a língua portuguesa desempenha como uma ferramenta de mudança social e individual.
O lançamento do programa pioneiro “Empreender no Feminino” é um reflexo dessa missão. Direcionado para mulheres migrantes, este programa transcende as fronteiras do empreendedorismo, propondo a língua como um meio para capacitar, conectar e criar comunidades resilientes.
A presença da escritora Socorro Accioli, com sua palestra “Oração para desaparecer: percurso Brasil-Portugal”, traz à tona a transcendência da língua através da literatura. Accioli não apenas narra histórias; ela tece a realidade de um fio que conecta experiências luso-brasileiras, demonstrando como a língua portuguesa pode ser uma força motriz para o entendimento cultural e a cooperação internacional.
Além do empoderamento e inovação, temos também a arte. Com uma exposição de João Murillo e uma performance do grupo de teatro TENTART dedicada a (todos) os voos da palavra.
A Casa da Cidadania da Língua transforma Coimbra num verdadeiro epicentro de diálogo e troca de saberes. Será uma oportunidade única para aprofundar o entendimento da influência portuguesa no Mundo e reafirmar o papel da língua portuguesa como uma ponte entre nações e culturas.
Um dia que inspire cada um de nós a valorizar, promover e enriquecer a nossa língua, entendendo-a como um legado que continuamente nos redefine e nos empodera.