Corpo do artigo
O mês de junho encerrou com uma excelente notícia para o Ensino Superior nacional: a melhor classificação de sempre de uma universidade portuguesa num dos mais importantes rankings internacionais do setor, o QS World University Ranking.
Entre as 3000 instituições de ensino superior analisadas em todos os continentes, a Universidade do Porto foi classificada na 253.ª posição mundial, um feito inédito em Portugal.
Nunca uma instituição nacional havia conseguido atingir uma classificação tão positiva neste ranking, mas já no ano passado a Universidade do Porto havia batido recordes, ao afirmar-se como a primeira universidade portuguesa no top 300 mundial. Registando este ano uma subida de 21 posições, a U.Porto esteve muito perto de ser a primeira universidade portuguesa no top 250.
Na verdade, em pouco mais de quatro anos, a Universidade do Porto subiu mais de 100 posições na avaliação anual do QS World University Ranking, figurando agora, pela primeira vez, no grupo restrito das 17% melhores universidades do Mundo.
Além de revelarem um tendência de crescimento sustentada, estes dados indiciam que o Ensino Superior português, e a Universidade do Porto em particular, são cada vez mais reconhecidos internacionalmente pela qualidade do seu ensino e da sua investigação científica.
Nenhum destes resultados seria possível sem o esforço coletivo da comunidade académica da U.Porto. Num ano de grande instabilidade na Europa e no Mundo, com os efeitos da pandemia ainda a fazerem-se notar no processo de ensino-aprendizagem, o trabalhos dos docentes, investigadores, técnicos e estudantes da Universidade do Porto foram fundamentais para atingir este patamar de excelência inédito em Portugal.
Os estudantes, que são a razão de ser de qualquer instituição de ensino, merecem o nosso maior reconhecimento pela contribuição prestada nestes anos repletos de incertezas. Com o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior a apenas alguns dias de distância, estamos certos que a nova geração continuará esta tradição de excelência.