Eduardo Vítor RodriguesO poder das ideiasMarcelo Rebelo de Sousa enunciou o mote: a luta contra os extremismos faz-se no plano das ideias, na demonstração da superioridade ética e da força dos princípios democráticos sobre qualquer outro modelo.
Eduardo Vítor RodriguesO ano dos testesO ano dos testes não foi 2020. Esse foi o ano da pandemia. O ano dos testes será 2021. Aí se testará a nossa solidariedade, a nossa resiliência e a nossa capacidade de inovação. E os desafios sociais não serão menos perigosos do que o vírus, nem menos contagiosos.
Eduardo Vítor RodriguesO presente que importaSempre assumi que, entre o asfalto e os cidadãos, escolhia os segundos. Hoje, não esquecendo que o asfalto pode servir os cidadãos, entendo que os novos desafios apontam para novas e determinantes necessidades psicossociais na vida das pessoas e na coesão social.
Eduardo Vítor RodriguesÁgua mole em pedra dura1. Acabou de ser publicado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, uma publicação que analisa a evolução do estado dos municípios nas suas diversas variáveis financeiras.
Eduardo Vítor RodriguesDa Democracia em Portugal1. As pandemias são testes importantes aos sistemas políticos. Mas são também grandes oportunidades para rever caminhos de desenvolvimento.
Eduardo Vítor RodriguesA força de servir1. Há 7 anos, tomei posse como presidente do terceiro município mais populoso de Portugal. Sabia que era chamado a uma missão dura, por razões conhecidas, sejam as financeiras, sejam as organizacionais. Acreditei poder mostrar que as coisas podem ser bem feitas, que o serviço público é uma bênção e que é sempre possível fazer mais e melhor pelas pessoas.
Eduardo Vítor RodriguesAssinado, Dr. AnónimoA justiça vive momentos decisivos, como o resto das áreas públicas do país. Também assolada por casos públicos que prejudicam a sua imagem, a justiça é um elemento central da confiança dos cidadãos e da credibilidade do sistema democrático. Sem justiça ou com uma justiça equívoca ou duvidosa, toda a sociedade sentirá insegurança e temerá a verdadeira dominação dos mais fortes sobre os mais fracos.
Eduardo Vítor RodriguesRepública das medidasA atual discussão parlamentar sobre o incremento dos apoios sociais neste tempo de pandemia é uma excelente oportunidade para reforçar as políticas sociais, o modelo de Estado-providência (ou quase...) e a organização coerente das respostas públicas.
Eduardo Vítor RodriguesUm Portugal exemplarO arranque do ano letivo mostrou o país que somos. Mostrou que estamos longe do país rural do Camilo, do país da média burguesia pacóvia do Eça ou do Portugal decrépito que uma parte de Pessoa escreveu.
Eduardo Vítor RodriguesNova cidade, nova cidadaniaLamuriar sobre a pandemia teve um tempo. Agora importa perceber as principais tendências, lutar no plano sanitário, mas não esquecer a necessidade de recuperar a economia, as cidades e o país, para responder aos reais problemas dos cidadãos.
Eduardo Vítor RodriguesEsperança em "nós"Reli o magnífico ensaio de Amartya Sen, "Desenvolvimento como liberdade" (Gradiva), onde se explica o papel libertador do desenvolvimento, a sua força democrática à escala nacional e local.
Eduardo Vítor RodriguesAmo-te!Uma recente notícia anunciava que um dos antidepressivos mais usados estava esgotado. Podia ser por falhas na produção, mas não. Afinal, estamos mais ansiosos, mais inquietos, mais angustiados. A culpa é também do vírus covid, mas sobretudo de um vírus mais profundo, desta insatisfação constante que nos invade, agora aproveitada por velhas personalidades com novas roupagens.
Eduardo Vítor RodriguesMilhõesA semana terminou com uma excelente notícia vinda do Conselho Europeu. Depois de uma intensa negociação, os líderes europeus entenderam-se num pacote de financiamento ao combate à crise atual.
Eduardo Vítor RodriguesEstratégia das substituiçõesO plano de retoma do país não pode excluir a inovação, seja a inovação tecnológica, a inovação social e também a inovação organizacional. De facto, assume-se erradamente a inovação exclusivamente como fator tecnológico.
Eduardo Vítor RodriguesLiderançasA covid e a gestão da pandemia têm deixado boas lições sobre as lideranças.
Eduardo Vítor RodriguesRedoma bafientaA vida social e política está cheia de mitos. Achamos erradamente que os mitos são elementos interpretativos das sociedades tradicionais, estando o mundo ocidental contemporâneo assente no racionalismo e na ciência.
Eduardo Vítor RodriguesPlano ou planosAinda guardo os históricos acetatos com que iniciei, em 1997, as funções docentes na Universidade do Porto. Históricos pela forma e pelo conteúdo.