Imagens

Últimas

Valter Hugo Mãe

Proibição da austeridade

Um ponto-chave no sucesso da "geringonça", e do "milagre económico" de Mário Centeno, esteve no fim do discurso da culpabilização do cidadão comum e da adoção de uma imediata retórica de confiança que alavancou a coragem e determinação de todos. Essa braveza que investe no elogio do povo, ainda que em determinadas situações seja claro exagero, é uma valentia governativa que opera pelo encorajamento ao invés de investir na destruição da autoestima, criando cisões entre os pares, insistindo na ideia de que merecemos todo o mal que nos acontece.

Valter Hugo Mãe

O império da Constituição

A Constituição é de aplicação direta. Quer dizer, ela faz-se valer em todas as situações como um código essencial, sem requisição de qualquer formalidade para ser uma imposição entre todos. Isto significa que cada um de nós está imediatamente protegido pelos preceitos constitucionais, mas significa também que cada um de nós está obrigado à sua observação. Por mais críticos que possamos ser, não podemos desadequar a nossa conduta aos seus preceitos. Não há opinião que valha contra cumprir ou não cumprir os mandos da Constituição.

Valter Hugo Mãe

Novas democracias

O gesto insano de Roberto Alvim, fugaz responsável pela Secretaria Especial de Cultura do Brasil, não podia deixar de resultar na imediata demissão. No entanto, o descontrolo da sua tentativa de oficializar o nazismo como doutrina do Governo em exercício não deixa de revelar a grotesca intenção medrando no país e no Mundo. O Mundo já não se entende. Quando as simpatias nazis acontecem, o absurdo é a nova normalidade e qualquer tentativa de razão pode tornar-se uma forma de violência.

Valter Hugo Mãe

Chamada para a guerra

Quando Trump assassina Qassem Soleimani está a convidar para a guerra e a começar a campanha para a sua reeleição a 3 de novembro próximo. As elites de Direita refulgem com a hipótese da guerra, grande jogo financeiro que sempre serviu para recapitalizar os bancos e as fortunas tradicionais. O povo, absolutamente nas mãos destas prepotências, ansiará por segurança, enquanto seus filhos serão debitados na convicção de estarem a defender a pátria e a piedadezinha do Deus cristão.