Os requisitos necessários para garantir, em segurança, a utilização das águas balneares identificadas passam, não só pelos acessos, infra-estruturas e segurança das praias, mas cada vez mais pela qualidade da água. Por todas estas razões, a segurança, monitorização e vigilância da qualidade da água da praia fluvial do Pontilhão da Valeta, em Arcos de Valdevez é uma preocupação constante, conjuntamente com o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.
Corpo do artigo
De acordo com as disposições da directiva em vigor, as autoridades competentes, em cada Estado Membro, deverão identificar, gerir, monitorizar e classificar a qualidade das águas balneares e prestar informação ao público sobre as mesmas.
Estas Águas são identificadas anualmente e a Praia Fluvial do Pontilhão da Valeta foi das poucas na região Norte, com base em critérios de monitorização da qualidade da água, que manteve condições para ser identificada como uma água balnear: Na zona norte do país estão identificadas 26 praias e foram excluídas 10.
A melhoria da qualidade desta água balnear deve-se principalmente ao controle das fontes de poluição de origem fecal existentes nas áreas de influência, dados os avultados investimentos levados a cabo pelo município, ao nível da implementação de infra-estruturas de tratamento de águas residuais e uma gestão equilibrada ao nível do ordenamento com a entrada em vigor de vários instrumentos de gestão territorial.
A duração da época balnear, aprovada para 2010, vai de 1 de Junho a 30 de Setembro, e, semanalmente são realizadas análises à qualidade da água da Praia da Valeta, assim como afixados os resultados para informação ao público. O município adoptou nesta época, medidas de gestão que passam essencialmente por promover a manutenção das infraestruturas de apoio à praia.