Arranque do ano escolar marcou primeiro ato público do novo autarca de Esposende
O arranque do ano escolar marcou o primeiro ato público do novo presidente da Câmara de Esposende. Guilherme Emídio, que substituiu Benjamim Pereira, que passou a liderar o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, reafirmou “a honra e o imenso sentido de responsabilidade” com que abraça este novo desafio.
Corpo do artigo
Na receção de acolhimento aos docentes e não docentes, o autarca destacou o “investido de forma continuada na melhoria das condições de ensino”, feito pelo Município, “procurando responder a todos os desafios e exigências, sempre em estreita articulação com as escolas e diferentes parceiros locais, para criar um ambiente educativo de excelência”. Guilherme Emílio defendeu que “é cada vez mais necessário promover o trabalho em rede, fortalecendo a autonomia das escolas e o papel dos municípios na gestão educativa”.
O autarca de Esposende lembrou, ainda, o assinalável investimento que tem vindo a ser concretizado nas infraestruturas escolares e na implementação de projetos inovadores. Neste contexto, referiu a 2.ª fase das obras de requalificação da Escola Secundária Henrique Medina e as intervenções de reabilitação da Casa da Juventude, da Escola Profissional de Esposende e do Centro Escolar de Forjães, que totalizam um volume de investimento superior a 320 mil euros.
O concelho de Esposende terá, no ano letivo 2024/2025, 6623 alunos e 506 professores.