<p>Os barcos que a empresa Douro Azul tem a navegar durante a passagem de ano já estão com lotação esgotada devido a uma acentuada procura por parte dos mercados espanhol, brasileiro e russo.</p>
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Em causa estão cerca de 200 turistas estrangeiros e 150 portugueses que vão fazer cruzeiros de um a quatro dias no Douro e também cerca de 700 clientes nacionais que, provenientes sobretudo de Lisboa, vão festejar a passagem do ano a bordo de embarcações ancoradas entre a zona histórica de Gaia e a do Porto.
Mário Ferreira, director do Grupo Douro Azul, considera que o facto de os seus sete barcos estarem já "totalmente cheios" - quatro são barcos-hotel e três destinam-se a percursos diários - é demonstrativo de que "o Douro está na moda" e a beneficiar da grande exposição que registou ao longo de 2009.
"O Douro tem tido uma grande notoriedade este ano graças ao trabalho que vem sendo feito pela Estrutura de Missão do Douro e pelo Museu do Douro", defende o empresário. "Nunca se ouviu falar tanto do Douro como este ano e tudo se deve a campanhas de promoção indirecta. Apostou-se no efeito boca a boca em vez de se investir em cartazes".
Para Mário Ferreira, a procura registada por parte dos espanhóis também é particularmente relevante por denunciar uma mudança de hábitos: "O facto de agora existir alguma contenção económica faz com que a frequência dos inúmeros «charters» que costumavam sair de Espanha para o Brasil e outros países mais exóticos tenha sido muito reduzida".
"Um dos problemas que enfrentávamos quando promovíamos cruzeiros em Espanha era a concorrência dos preços muito baixos que eles tinham para a América do Sul", recorda. "De Madrid, um voo para a República Dominicana, com estadia por sete dias, era mais barato do que aquilo que eu conseguia fazer no Douro a preço de custo", declara o empresário.
O espírito de contenção que se vive actualmente "um pouco por toda a Europa" justifica, para Mário Ferreira, "não só que os espanhóis procurem destinos mais próximos de casa, mas também que os portugueses façam mais turismo cá dentro".
Nesse contexto, o director da Douro Azul refere: "Temos 150 portugueses em lista de espera para eventuais vagas nos barcos. Tenho pena de não conseguir arranjar-lhes um lugar, mas isso só prova aquilo que eu já disse - que o Douro está na moda".
Os cruzeiros de passagem de ano da Douro Azul realizam-se entre o Porto e o Pinhão, incluindo estadia em pensão completa no barco, animação a bordo e visitas a pontos de interesse turístico no trajecto, ao longo dos vários dias da viagem.