Concelho tinha um equipamento por 104 crianças, cinco vezes mais do que o recomendado. Dezassete dos 257 serão desfeitos por falta de condições.
Corpo do artigo
O Município de Braga está a passar a "pente fino" todos os parques infantis do concelho, após um ativista ter alertado para o estado de degradação dos equipamentos em diversas freguesias. Dos 257 parques contabilizados, 17 já foram desmantelados, mas há mais espaços que terão um fim e poderão não ser reconstruídos. Segundo a vereadora Olga Pereira, "Braga tem um número de parques infantis desproporcional em relação à população".
Com base na população dos zero aos 14 anos (26756 pessoas), o concelho tinha um parque infantil para cada 104 crianças. Um rácio quase cinco vezes acima daquilo que apontam os últimos estudos de especialistas, como a professora catedrática da Universidade do Minho, Beatriz Pereira, que definiu como recomendável "um parque infantil para cada 500 crianças".
Nove milhões para os manter
"É um rácio de parques infantis por freguesia muito superior a praticamente todos os concelhos do nosso país", defendeu, ontem, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, à margem da reunião do Executivo, onde o desmantelamento dos parques foi questionado pelos vereadores do PS.
A vereadora responsável pelos equipamentos públicos, Olga Pereira, adiantou ao JN que o diagnóstico deverá demorar cerca de meio ano a estar concluído. Falta, atualmente, avaliar o cenário em cerca de metade das freguesias.
"Temos parques com uma ou duas molas. Há casos que não reúnem nem nunca vão reunir condições de funcionamento, até pela sua localização", atesta Olga Pereira, sublinhando que manter 257 parques abertos custaria "nove milhões de euros por ano" aos cofres municipais, só para despesas de manutenção, o que é "incomportável".
"Vamos equacionar com presidentes de junta todas as situações e desmantelar os que não estão em condições de funcionamento e equacionar outras situações. Preferencialmente, diminuir o número de parques e aumentar a dimensão e qualidade [dos que ficarem]", elucida a responsável, ao mesmo tempo que lamenta as regras apertadas da nova legislação. Fala, por exemplo, da obrigatoriedade "de haver fiscalização diária aos parques infantis".
Reunião
Sede para associação
Quase um ano depois do primeiro apelo, o presidente da Associação de Motoristas Aposentados dos TUB, Manuel Gomes, dirigiu-se, ontem, à reunião do Executivo para pedir, novamente, uma solução para o grupo manter a atividade. Foram expulsos do Museu dos Biscainhos, devido às obras de requalificação.
Descentralização
O Executivo de Braga adiou o prazo para a transferência de competências na área da ação social "por dificuldades operacionais", justificou o presidente, Ricardo Rio.
Autarquias
37 freguesias e uniões de freguesias compõem o concelho de Braga. Ao todo, têm 26 756 crianças, segundo os censos de 2021