A Câmara de Valongo está a fomentar a criação de hortas biológicas e apelou, esta sexta-feira, aos munícipes para ceder terrenos abandonados de forma a desenvolver esse projeto.
Corpo do artigo
O presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, apelou aos munícipes que possuam terrenos abandonados, que os cedam temporariamente ao município, para que possam ser utilizados no projeto "Horta à porta - hortas biológicas na região do Porto".
"É um bom projeto. Seria excelente aumentar o número de hortas biológicas em Valongo. Apelo ao empréstimo temporário de terrenos abandonados que possam ser utilizados para agricultura", afirmou o autarca na reunião de câmara de hoje, onde foi aprovada uma proposta de alteração do Projeto «Horta à Porta», que agora contempla a realização de acordos anuais de cedência dos terrenos entre os proprietários privados e o município de Valongo.
Atualmente, existe apenas uma horta biológica no concelho -- a Horta de Vasques, em Ermesinde, com 31 talhões e cerca de 1650 metros quadrados.
Para além disso, foi ainda aprovado um ajuste direto para a realização de serviços de limpeza e recolha de resíduos sólidos urbanos, à empresa Rede Ambiente S.A..
José Manuel Ribeiro explicou que esta aquisição de serviços é necessária enquanto a autarquia aguarda pelo visto do Tribunal de Contas ao concurso público ganho pela empresa que vai assegurar a limpeza urbana em Valongo.
Com esta proposta, a autarquia assegura não só a continuidade da limpeza urbana do concelho, mas também uma poupança mensal de 49 mil euros.