Candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto já foi avaliada
Os comissários da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES) terminaram, esta quarta-feira, a avaliação da candidatura de Famalicão a Cidade Europeia do Desporto.
Corpo do artigo
Durante três dias conheceram os programas e infraestruturas desportivas existentes e puderam aferir do envolvimento da comunidade com o desporto.
Gian Francesco Lupatelli, presidente da ACES Europa, mostrou-se satisfeito com o que viu. Destacou como ponto favorável à candidatura famalicense o facto de a autarquia ter nos seus quadros 70 professores de educação física.
“A maioria ter 5/ 6 professores por tempo limitado. Aqui são 70, é uma grande força”, adiantou numa conferência de imprensa esta quarta-feira, depois de conhecer a realidade de Famalicão. Salvaguardou que ainda não conhece Matosinhos, que também é candidata à distinção.
Nuno Santos da ACES Portugal considera que o vencedor será decidido pelos “detalhes”. Salientou os programas desportivos promovidos pela Câmara de Famalicão e sublinhou a “inclusão” desportiva que se vive no concelho.
“São dois candidatos fortíssimos, há um que ganha mas ninguém perde”, afirmou enquanto explicava que são avaliadas as instalações desportivas, os programas desportivos, o envolvimento com a comunidade e a inclusão.
Os resultados são conhecidos daqui a “15, 20 dias”.
O presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos mostrou-se satisfeito com o feedback que recebeu. “É fundamental para continuarmos a trajetória que temos trilhado”, afirmou. O autarca referiu que o objetivo é que o desporto chegue aos 135 mil habitantes do concelho.