Por dia, de automóvel saem do concelho mais de 31 mil pessoas para a Área Metropolitana. Número supera aqueles que andam de metro e autocarro, que totalizam 12 325 passageiros.
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Apesar de o concelho de Gaia ser servido pelo metro, para entrar e sair o carro continua a ser o meio de transporte preferido. O comboio, outra das alternativas, fica na cauda da tabela, também atrás do autocarro.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), viajar de carro para os municípios vizinhos do Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo, seja como condutor ou passageiro, bate todas as outras possibilidades. Por dia, a conduzir saem de Gaia, para trabalhar ou estudar, 25 947 pessoas. Igualmente de automóvel, mas como passageiro, deixam o município 5005 pessoas.
Este somatório, que totaliza mais de 31 mil, supera largamente aqueles que andam de metro e de autocarro. Juntos, estes dois meios de transporte "só" angariam 12 325. Diariamente, servem-se da Linha Amarela 6271 utilizadores, com destino ao Porto e depois às outras cidades mais próximas abrangidas pelo metro. De autocarro viajam 6054.
O Porto é o principal destino. Cruzam o rio Douro, para a Cidade Invicta, 33 791 pessoas, englobando nestas contas outros modos de transporte, como o motociclo e a bicicleta, e também contando com quem anda a pé. Pelo cálculo do Instituto Nacional de Estatística (INE), atravessam a pé, de uma cidade para a outra, 394 peões.
Matosinhos é o segundo destino prioritário, ao recolher a preferência de 5562 gaienses.
Município "exportador"
Nas entradas em Gaia, a diferença também é substancial. O carro é usado por 13 424 pessoas, enquanto que somado o conjunto dos utilizadores do metro (1145) e do autocarro (1244), o número cinge-se a 2389.
Comparativamente ao fluxo de saída, estes valores ficam bastante abaixo, deixando claro que se trata de um concelho "exportador" de trabalhadores e de estudantes.
Bastaria olhar para o caos gerado no trânsito nas pontes e nas vias circundantes e atentar às filas nas horas de ponta, para chegar a esta conclusão. O mesmo se aplica aos movimentos pendulares no metro e no autocarro nos horários de entrada e saída dos empregos.
Registe-se que, para entrar em Gaia, o autocarro supera o metro em utentes, pormenor talvez explicado pelo facto de a Linha Amarela se restringir à Avenida da República e não chegar a outras partes do território abrangido por várias empresas de camionagem.
Nota ainda para a linha férrea, que cobre uma parte da malha urbana e a faixa à beira-mar, mas apresenta valores aquém das expectativas: são 1441 os passageiros que saem do concelho de comboio e apenas 343 aqueles que entram por esta via.
Relativamente aos modos ditos suaves, como a bicicleta, os resultados apurados são incipientes, em termos de aderentes.
Mafamude e V. Paraíso
É a freguesia com maiores números. Tem muita gente a utilizar o automóvel, mas também muitas pessoas a fazer os percursos a pé, seja dentro da freguesia (3466) seja no concelho (556).
Santa Marinha e Afurada
A seguir a Mafamude e Vilar do Paraíso, Santa Marinha e Afurada é onde as pessoas mais andam de autocarro: dentro da freguesia (570) e dentro do município (947).
Serzedo e Perosinho
Os habitantes de Serzedo e Perosinho lideram o ranking daqueles que mais usam a bicicleta. Pelo menos 34 residentes fazem-no todos os dias, na ida para o emprego e para o local de estudo.
Motociclos
Em Gaia, para sair e entrar, não há assim tantos utilizadores de motociclos. Isto apesar de se tratar de um tipo de veículo que consegue circular mesmo nos engarrafamentos. Nas saídas, há registo de 689. Para entrar são 159.
Minutos de viagem
Entre 16 e 30 minutos é o tempo que demora a maioria das viagens realizadas a partir de Vila Nova de Gaia. Mas a tabela é variada. Também há quem demore mais de 90 ou menos de 15 minutos.