O excesso de velocidade poderá estar na origem do despiste de um veículo ligeiro que provocou a morte a uma jovem de 23 anos, dois feridos graves e nove ligeiros. As vítimas foram colhidas junto a uma roulote de comida, na madrugada de domingo.
Corpo do artigo
"Ele seguia em excesso de velocidade e, pelos estragos, devia conduzir a mais de 150 quilómetros/hora". A garantia é dada pelo proprietário da rulote de venda de bifanas e cachorros, que, há cerca de mês e meio, decidiu colocar o veículo na EN237, em frente ao Parque Industrial Manuel da Mota, no Alto da Granja, Pombal.
Alexandre Santos recorda ter ouvido o som de uma travagem e ver um automóvel passar à frente da roulote e arrastar algumas pessoas. "Entrou em despiste, bateu nas placas de sinalização, depois foi embater num carro que estava aqui estacionado e só parou lá à frente no meio das ervas", conta o comerciante. E revela que "a velocidade era tanta que o carro que estava aqui estacionado ficou virado em sentido contrário e as placas de cimento foram arrancadas".
Segundo este testemunho, pelas 4.54 horas (hora de alerta dado para os bombeiros) estariam ali mais de 20 pessoas, todas com idades entre os 20 e 30 anos. "Se tivesse sido meia hora antes não estava aqui ninguém", disse.
Garantindo que "jamais" esquecerá o que viu, o comerciante diz que quando abriu a porta da rulote viu "muitas pessoas no chão, espalhadas pela relva". Conta que a determinada altura foi notada a ausência de uma delas e que decidiu ir procurá-la.
"Fui até ao carro e vi que ela estava toda enrolada debaixo das rodas. Toquei nela, mas percebi que estava morta" contou, revelando que "um grupo de homens" retirou o veículo "Honda Accord", e esperou pelos bombeiros.
Joana Henriques, de 23 anos, teve morte imediata. Mas o acidente causou ainda ferimentos graves a Paulo Sá, de 23 anos, que segundo fonte médica se encontra "em risco iminente de vida" no Hospital dos Covões, em Coimbra.
Ali esteve também Marta Rocha, 23 anos, que ficou em estado grave, mas que teve alta ao final da tarde. Os jovens pertenciam a um grupo de 12, residentes no concelho de Ansião e que tinham estado na Figueira da Foz.
O condutor, 21 anos, sofreu ferimentos ligeiros e esteve no Hospital de Pombal onde realizou o teste de alcoolemia. O resultado deve ser conhecido esta semana. Tinha ido levar um amigo à Almagreira e regressava a sua casa em Charneca.