Menino de 6 anos ter-se-á desequilibrado em corrimão de escadas rolantes.
Corpo do artigo
Uma criança de 6 anos caiu, anteontem à noite, de uma altura de seis metros num centro comercial das Caldas da Rainha. Ter-se-á debruçado de um corrimão e batido com a cabeça no chão. Está em coma no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
O acidente ocorreu por volta das 23 horas de sábado no interior do Centro Comercial Vivaci. O comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, José António, disse ao JN que a criança, do sexo masculino, seguia acompanhada pelos pais enquanto subiam umas escadas rolantes de um andar para o outro.
"Terá caído ao chegar lá acima", afirmou o responsável, referindo que a queda se deu "a uma altura de cerca de seis metros".
"A criança ia atrás dos pais e os pais só se aperceberam do sucedido quando as pessoas começaram todas a gritar", prosseguiu .
As equipas de socorro foram imediatamente chamadas e, segundo o comandante dos bombeiros, uma equipa da Viatura de Emergência e Reanimação chegou ao local em cerca de três minutos, "até porque o quartel é relativamente perto", observou.
De helicóptero para Lisboa
"Procedemos à imobilização da criança, transportá-mo-la ao hospital e foi logo solicitada a presença de um helicóptero do INEM para transportá-la para Lisboa", adiantou o responsável.
"Chegou politraumatizada e com um traumatismo craniano grave", confirmou, por sua vez, à Lusa Joaquim Urbano, adjunto da directora clínica do hospital, explicando que a criança "foi sedada, entubada e transferida para o Hospital de Santa Maria". O responsável sublinhou que a criança se encontrava em coma e em estado "bastante grave".
Ontem, o JN tentou falar com um responsável do Hospital de Santa Maria para apurar o estado de saúde da criança. Todavia, e, apesar das nossas insistências, um responsável do gabinete de comunicação recusou-se a dar qualquer informação, sublinhando que o Hospital de Santa Maria "nunca dá informações sobre casos de crianças".
Administração lamenta
Entretanto, num comunicado distribuído ontem à imprensa, a administração do Centro Comercial Vivaci especifica que o acidente ocorreu "no corrimão direito da escada rolante do piso 1 para o piso 0".
A Administração assegura que "de imediato, a equipa de segurança do Vivaci solicitou a intervenção do INEM, que chegou ao local em três minutos".
"A Administração do Vivaci lamenta desde já o sucedido, estando a acompanhar a evolução do estado de saúde da criança", lê-se ainda no documento.
O Centro Comercial Vivaci abriu as suas portas em Novembro de 2008.