O Executivo da Câmara de Vila Real assinalou esta quarta-feira a conclusão das obras na área envolvente da sede da Unidade de Saúde Local de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foram investidos quase 1,6 milhões de euros para melhorar os acessos aos hospital, a um centro escolar, à vila de Lordelo e outras freguesias.
Corpo do artigo
Segundo o vereador Adriano Sousa, o melhoramento da via, que incluiu a construção de uma nova rotunda, vai dar "outra funcionalidade e outra segurança" àquela zona. "Não podemos comparar os acessos que existiam com os atuais. O cruzamento que existia onde foi construída a rotunda era deveras insuficiente. O acesso ao Pingo Doce também está muito mais funcional, além dos novos passeios para que as pessoas - a principal prioridade - possam circular em segurança", explica o autarca.
A obra foi concluída em duas fases. A primeira, desde a zona central do acesso ao hospital até às urgências e a segunda fase desde as urgências até à rotunda.
O presidente da Junta de Freguesia de Lordelo, José Gomes, não escondeu a "satisfação" pela obra feita, sublinhando o "caos no trânsito" que existia antes naquela zona.
Para que a empreitada global fique concluída falta executar um pequeno troço. Vai desde a nova rotunda, junto ao cruzeiro, até ao largo do Senhor dos Aflitos. "Queremos que também esse espaço fique requalificado, fique funcional e com outra dignidade", nota Adriano Sousa. O município já está a trabalhar na elaboração do projeto.
Outra obra que a Câmara pretende fazer é a beneficiação do acesso de três faixas entre o IP4 e a chamada rotunda dos barbeiros, junto ao hospital. Segundo o presidente do Município de Vila Real, Rui Santos, no último inverno registaram-se "abatimentos" do piso, sobretudo "no sentido do hospital para a cidade".
"Tentámos remediar a situação tapando os buracos, mas temos prevista, ainda para este ano, a requalificação daquele piso", justifica o autarca, pelo que não resta outra alternativa que não seja realizar uma obra de maior profundidade que vai custar "335 mil euros".