A escola Professor Delfim Santos, em Lisboa, está sem aulas devido às consequências da forte queda de granizo que ocorreu ao início da manhã.
Corpo do artigo
Fonte da escola, localizada na área do Alto do Moinhos, informou à agência Lusa que durante o período da manhã e da tarde não são dadas aulas, mas foram servidos almoços.
Antes das 13 horas, a mesma fonte relatava que permaneciam no local algumas crianças e que as inundações eram mais visíveis na parte exterior.
Depois de uma avaliação, a escola decidiu que não estavam reunidas as condições para o seu normal funcionamento.
Fonte da direção do agrupamento de escolas das Laranjeiras acrescentou que as situações meteorológicas de hoje, "felizmente, foram muito localizadas", pelo que apenas a escola Delfim Santos foi afetada.
"É nosso dever zelar pelas condições de segurança", sublinhou a mesma fonte à Lusa, referindo que depois da queda de granizo havia o perigo de escorregar.
Pelas 8.30 horas, apenas cerca de 20% de alunos e professores tinham conseguido chegar ao local, devido à dificuldade na circulação de trânsito.
O gelo formou uma espécie de rolha nos algerozes e fez com que a água se infiltrasse por entre as telhas da escola, relatou a mesma fonte, referindo que muitos dos alunos que conseguiram chegar à Delfim Santos acabaram por regressar a casa por estarem "todos encharcados".
O agrupamento de escolas de Benfica informou à Lusa não ter havido alteração das atividades letivas.
O granizo registado hoje em Lisboa provocou inundações e condicionou o trânsito em várias zonas.
Durante a manhã, o serviço da rodoviária Carris sofreu uma "extrema perturbação" devido ao mau tempo.
"Esta situação fez-se sentir com maior intensidade na zona noroeste da cidade, com particular incidência na Estrada de Benfica, junto ao Largo do Conde de Bonfim, onde a acumulação de granizo no pavimento impediu a circulação dos autocarros (carreiras 716, 746, 754, 758, 768), obrigando à intervenção dos bombeiros", refere um comunicado da empresa com um ponto de situação das 10:30, acrescentando que esta ocorrência perturbou o serviço noutras áreas de Lisboa.
Segundo a Carris, as fortes chuvas provocaram também interrupções temporárias em Alcântara/Junqueira, onde a circulação de elétricos esteve suspensa.
Entretanto, "está tudo normalizado" no serviço da Carris, informou a empresa perto das 13 horas.