<p>Um relatório do Instituto Superior Técnico aponta como causas prováveis para o colapso do viaduto da Fanadia, Caldas da Rainha, que vitimou quatro operários e feriu outros 12, duas possíveis anomalias da estrutura metálica provisória de suporte do tabuleiro (cimbre).</p>
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O relatório foi divulgado ontem durante uma sessão do julgamento que envolve treze técnicos da obra, a maioria engenheiros civis, acusados do crime de infracção das regras de construção.
Os arguidos trabalhavam em três das várias empresas do consórcio contratado para a empreitada do viaduto da A15, sobre o Rio Fanadia e são acusados pelo Ministério Público (MP) de irregularidades de construção, que causaram a morte a quatro trabalhadores e deixaram outros 12 feridos, na sequência do colapso do viaduto, que estava em construção sobre o Rio Fanadia, em São Gregório, Caldas da Rainha.
O relatório a que a Lusa teve acesso, conclui que "as duas anomalias mais prováveis de terem ocorrido" e que poderão ter causado o colapso são "um assentamento diferencial da fundação excedendo a capacidade de redistribuição do cimbre" e "uma deficiência localizada no elementos do cimbre ou na sua montagem".
As conclusões vêm ao encontro da acusação que sustenta que o acidente ocorrido a 19 de Janeiro de 2001 foi provocado por "assentamentos diferenciais" na montagem das estruturas da parte metálica provisória de suporte do tabuleiro do viaduto ("cimbre"), as quais apresentavam "desníveis em relação ao solo".
O julgamento iniciado em Março, e que conta já com mais de 40 sessões, envolve para além dos arguidos, 17 advogados e mais de 200 testemunhas.