A Quinta das Freiras, em Rio Tinto, Gondomar, acolhe até domingo a sexta edição da Feira Medieval. A entrada é gratuita e o público poderá recuar até à Idade Média, assistindo a espetáculos de falcoaria, fogo e malabarismo e de danças orientais.
Corpo do artigo
Esta sexta-feira, os sons dos Santa Maria abrirão a Quinta das Freiras às 18 horas. À noite, os Acgitar irão animar a feira com um espetáculo itinerante de fogo e malabares.
No sábado, o recinto abre às 10 horas com um cortejo e, ao início da noite, é a vez do Grupo de Dança Medieval de Rio Tinto exibir uma sessão de danças.
Nuno Fonseca, presidente da Junta de freguesia de Rio Tinto, adianta que um dos pontos altos do evento será a recriação da batalha de Rio Tinto, também no sábado pelas 22.30 horas.
A encenação recorda o sangrento e lendário confronto entre mouros e cristãos, liderados pelo Califa de Córdoba e por D. Hermenegildo. Conta o povo que a violência do combate deixou as águas límpidas do rio Tinto tingidas pelo sangue dos mortos e assim se batizou a mais populosa freguesia de Gondomar.
A feira termina no domingo, com destaque ainda para o torneio de cavalos, que decorrerá ao final da tarde. A protagonista será a milícia de Santa Maria. Nessa noite, a trupe Manducare dá música medieval aos visitantes e os Black Raven trazem os demónios da aldeia velha ao recinto de espetáculos.
Nuno Fonseca espera 50 mil visitantes na feira medieval, cuja entrada é gratuita: "Em 2013, tivemos cerca de 20 mil entradas, número que aumentou para o dobro no ano passado. Por isso, este ano, estamos a contar com cerca de 50 mil vistitantes", frisou o autarca.
Além dos espetáculos, haverá mais de 100 barraquinhas com artesanato e restauração no evento, organizado pela Junta de Freguesia de Rio Tinto e pela Associação Artística de Gondomar.