A Feira do Fumeiro de Montalegre, que decorre entre 22 e 25 de janeiro, vai ter à venda 70 toneladas de enchidos estimando-se uma receita de cerca de três milhões de euros, disse o presidente do município.
Corpo do artigo
O certame, que representa uma oportunidade de negócio para os produtores locais, vai receber a visita do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, da pretendente da Assembleia da República, Assunção Esteves, do secretário-geral do PS, António Costa, e ainda do secretário de Estado da Alimentação, Nuno Vieira e Brito.
Para o presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, estas visitas "refletem a importância que a feira assume a nível nacional".
Durante os quatro dias, 87 expositores vão ter à venda 70 toneladas de fumeiro que deverão render, segundo o autarca, um volume de negócios na ordem dos três milhões de euros.
Os produtos disponíveis são as alheiras, de alheiras, chouriças, sangueiras, salpicões e presuntos.
"Este ano espero aqui uma enchente enorme. Este vamos ultrapassar todos os registos e deveremos andar muito próximos dos 90 a 100 mil pessoas", salientou.
Orlando Alves sublinhou o "impacto enorme" que a feira possui na economia da região, a nível da venda dos produtos, mas também na restauração e na hotelaria.
No concelho existem 103 produtores. Alguns deles já não participam no certame porque possuem os próprios canais para o escoamento e vendem durante todo o ano.
"São pequenas empresas familiares, formadas por quatro a cinco pessoas que estão cá e desistiram de fugir do país. Conseguem viver aqui, com dignidade, e tudo à volta desta dinâmica que é a criação do porco e a sua transformação", sublinhou.
Esta atividade dinamiza, segundo o autarca, a produção pecuária no concelho e o trabalho na agricultura.
Nas primeiras edições do certame a média de idades dos produtores rondava os 60 anos. Atualmente há pessoas mais novas e com formação superior a apostarem na produção de fumeiro, aliando o saber dos antigos, como a alimentação dos animais e temperos usados nos enchidos - às novas máquinas, técnicas e conhecimentos.
A Feira do Fumeiro de Montalegre vai na sua XXIV edição.
A ronda das feiras de fumeiro do distrito de Vila Real começou no passado fim de semana com a Feira Gastronómica do Porco de Boticas, seguindo-se depois a Feira dos Sabores de Chaves (30 de janeiro a 01 de fevereiro) e a Feira de São Brás, em São João da Corveira (Valpaços).