O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prolongou, esta sexta-feira, o aviso laranja para os grupos Central e Oriental dos Açores por causa da continuação de chuva, por vezes forte, até às 02.59 horas de sábado.
Corpo do artigo
Os grupos Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial) e Oriental (S. Miguel e Santa Maria) vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 02.00 horas desta sexta-feira e as 02.59 horas de sábado devido à previsão de chuva, por vezes forte.
Na quinta-feira, estes dois grupos estiveram sob aviso vermelho (que passou a laranja ao final do dia) por causa do mau tempo, que causou três mortos em Faial da Terra, na ilha de S. Miguel, e quatro dezenas de desalojados na freguesia de Porto Judeu, Angra do Heroísmo, Terceira, devido ao transbordo de uma ribeira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou ainda o grupo Ocidental dos Açores (ilhas do Corvo e Graciosa) sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento forte até às 08.59 horas de hoje.
O aviso laranja significa "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo representa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, continua a recomendar às populações "comportamentos adequados", em particular nas zonas mais vulneráreis, e "medidas de autoproteção".
Quanto ao continente, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral muito nublado a partir do meio da tarde, possibilidade de ocorrência de chuva fraca nas regiões do litoral centro e sul no final do dia e vento fraco, tornando-se moderado de sudoeste nas terras altas a partir do meio da tarde.
Está também previsto um acentuado arrefecimento noturno com formação de geada, em especial nas regiões do interior, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida de temperatura, em especial da máxima.
O IPMA prevê para a Madeira céu muito nublado e vento moderado, com as temperaturas no Funchal a variar entre os 15 e os 19 graus.
No Porto a temperatura máxima prevista é de 14 graus Celsius, em Ponta Delgada, Lisboa e em Faro 17, em Angra do Heroísmo 16 e em Santa Cruz das Flores 15.