Doentes com enfartes agudos deixam de ter que ser transferidos para Braga ou para Vila Nova de Gaia.
Corpo do artigo
A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou na terça-feira, no Parlamento, que a Unidade de Hemodinâmica do Hospital Senhora da Oliveira (HSOG) "entrará em funcionamento até ao Verão". O equipamento, importante para o tratamento urgente de vítimas de enfarte, aguarda autorização para ser inaugurado desde outubro de 2018.
Durante uma audição na Assembleia da República a ministra assegurou que estão ultrapassadas as dificuldades com a alteração da rede de referenciação que, até aqui, enviava os doentes da zona de influência do HSOG para Braga.
Estado não teve custos
A Unidade de Hemodinâmica do Hospital de Guimarães, no valor de 1,5 milhões de euros, foi equipada com dinheiro conseguido através de um peditório feito pela Liga dos Amigos do Hospital e por acordos com fornecedores. Marta Temido fala de um investimento feito com o contributo de mecenas vimaranenses que "é preciso rentabilizar". A ministra aproximou-se, assim, da posição do diretor do serviço de cardiologia do HSOG, António Lourenço, que defende que que "se se tratasse de dinheiros públicos, até poderia fazer sentido ter apenas uma unidade em Braga, mas neste caso não houve custos para o Estado".
Mais de mil doentes enviados para outros hospitais
Nesta sala é possível fazer os cateterismos, uma prática em que são introduzidos cateteres nas artérias, para diagnóstico ou para tratamento de estenoses das válvulas cardíacas e isquemias coronárias, pela desobstrução do vaso. A hemodinâmica é o exame que identifica obstruções nas artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco com o objetivo de diagnosticar a possibilidade de enfarte agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está a causar o enfarte. Além da cardiologia, esta sala pode também servir as especialidades de cirurgia vascular, a neurorradiologia ou a radiologia de intervenção. Por falta deste serviço, o HSOG manda, por ano, 1200 doentes para outros hospitais.
Unidade de Hemodinâmica do HSOG vai funcionar na dependência do Hospital de Braga, durante os primeiros seis meses, ganhando autonomia a partir desse período.