O incêndio no parque de campismo Zmar, no concelho de Odemira, está "circunscrito" a um pavilhão central do complexo, onde deflagrou.
Corpo do artigo
"O incêndio, que se iniciou durante a tarde no complexo turístico, terá tido início num pavilhão" onde estão situados "o restaurante e o refeitório", disse à agência Lusa o comandante operacional distrital de Beja, tenente-coronel Vitor Cabrita.
"E o indício que temos é que terá tido início na cozinha", nesse mesmo pavilhão central, encontrando-se o fogo nas instalações do parque de campismo, às 19.50 horas, "circunscrito a esse edifício central", acrescentou.
https://www.facebook.com/teresa.fernandes.7524/videos/10207906422758543/
Segundo o comandante, o edifício "é todo em madeira", pelo que "a combustão leva algum tempo".
"Estamos a fazer a proteção das posições, para evitar que o incêndio se propague às outras estruturas do complexo turístico", frisou.
O incêndio, que deflagrou pouco depois das 17.30 horas deste sábado, no Eco Campo Resort Zmar, na Zambujeira do Mar, está a ser combatido por cinco corporações de bombeiros, informou o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja.
Para já não há vítimas a lamentar.
Na zona onde deflagrou o incêndio decorria um casamento.
Segundo o Comando Territorial de Beja da GNR, o incêndio é de "grandes dimensões" e levou a que o parque de campismo "tenha sido evacuado", mas sem vítimas a registar.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10207575315520358
"O espaço foi evacuado porque o fogo já alastrou e chega à mata", além de ter "destruído vários bungalows", acrescentou a mesma fonte da Guarda, explicando que está a decorrer a operação de combate ao fogo.
Um hóspede do empreendimento, João Ildefonso, disse à SIC que o fogo terá tido início na zona de cozinhas, uma vez que as primeiras chamas surgiram "entre a zona de comidas e a piscina de ondas".
As instalações da zona central do empreendimento estão "completamente destruídas", disse esta testemunha, que descreveu o cenário como "dantesco".
A retirada das pessoas do local "está a ser feita ordeiramente", acrescentou, enquanto vários bombeiros (das corporações de Vila Nova de Mil Fontes,, Odemira, Ourique, Castro verde, Cercal do Alentejo e Aljustrel) combatem o fogo, tentando impedir que alastre às zonas de alojamento.
Vários testemunhos no local apontam para o facto de quatro extintores, localizados na zona onde o fogo deflagrou, não terem funcionado. Em declarações à RTP Paulo Machado disse que se encontrava na zona da piscina interior quando deu conta de um foco de incêndio. "Tentei usar os extintores mas estes não funcionaram".
Esta testemunha denunciou ainda o facto de os funcionários presentes no local serem "todos muitos jovens, alguns estagiários" e de não estarem preparados para uma situação de emergência como esta". Também Pedro Duarte, engenheiro projetista de redes de combate a incêndios, outro dos hóspedes do resort, lamentou a falta de manutenção dos extintores e o "total desconhecimento, por parte dos funcionários, sobre a localização da central contra incêndios" do resort. "As pessoas não sabiam o que fazer".
O espaço foi evacuado e todos sairam ordeiramente.
A página de Internet da Proteção Civil esclarece que o alerta para o incêndio foi dado aos bombeiros às 17:39 e que, para o local, foram já mobilizados 58 operacionais, apoiados por 16 viaturas.
Os militares da GNR que se encontram no local estão a proceder ao corte do trânsito rodoviário, na estrada junto do Zmar, para permitir o trabalho de combate às chamas por parte dos bombeiros, acrescentou fonte da Guarda contactada pela Lusa.
O Zmar Eco Campo é um parque de campismo "amigo do ambiente", perto de Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, no distrito de Beja.