Depois da Jammo, em Janeiro, é agora a vez de a HBC Confecções, em Oliveira do Hospital, colocar 160 trabalhadores no desemprego.
Corpo do artigo
Temida, a decisão de insolvência foi divulgada anteontem à tarde, em plenário participado por trabalhadores, administração e Sindicato dos Têxteis e Confecções de Coimbra. Para trás estavam os salários de Março em atraso, falta de encomendas, um passivo às Finanças e Segurança Social e falta de um gestor.
"Tudo fizemos para que não se chegasse à insolvência", garantiu Fátima Carvalho, do sindicato, deixando claro que este cenário foi o caminho encontrado, perante a inexistência de alternativas. Assegurou, no entanto, que a decisão só foi aceite mediante o propósito de se encontrar um caminho que passe pela recuperação da empresa. "Não baixamos os braços", sublinhou, apelando "a todas as forças vivas da zona local e ao Governo para que ajudem a encontrar uma solução".
O sindicato solicitou uma reunião com o IAPMEI, Governo Civil de Coimbra e Segurança Social, que deverá ter lugar na segunda-feira. Confirmada está a realização de um novo plenário com os trabalhadores, no mesmo dia, no interior da empresa. "Não queremos mais desemprego, queremos emprego", frisou a responsável, que entende ser a altura de se colocar um "travão" ao drama que desde 2006 atingiu perto de meio milhar de pessoas, só no concelho de Oliveira do Hospital.