A Capitania da Nazaré recebeu uma participação de desaparecimento de um jovem polaco de 24 anos, estudante de Erasmus em Leiria, na praia da Nazaré.
Corpo do artigo
Ao final do dia desta sexta-feira, 20 horas depois de um jovem com cerca de 20 anos ter sido dado como desaparecido por populares, por volta das 00.40 horas, a Capitania do Porto da Nazaré recebeu uma participação de um desaparecimento que pode estar "ou não" relacionada com o jovem desaparecido de madrugada.
"Um cidadão polaco participou o desaparecimento do seu amigo", que foi visto pela última vez "às 23.30 horas do dia 31" de dezembro, disse o capitão do Porto da Nazaré, Gomes Agostinho.
De acordo com a descrição do colega, o jovem desaparecido "tem 1,69 metros de altura, olhos azuis, cabelo louro" e vestia "umas calças azuis, uma blusa escura com capuz, casaco azul, 't-shirt' preta e sapatos brancos", referiu o capitão.
As buscas pelo homem desaparecido na praia da Nazaré estão suspensas desde as 18.00 horas, devido à falta de visibilidade e agitação marítima. As buscas "por meios aéreos e navais ficam suspensas", continuando as patrulhas da Polícia Marítima da Nazaré "a bater a costa" à procura do corpo, informou o capitão do Porto da Nazaré.
Já tinham sido retiradas duas embarcações da Polícia Marítima e da Estação de Salva Vidas, devido à forte ondulação, às 12:45, e o helicóptero da Força Aérea suspendeu a sua atividade por volta das 18:00.
A corveta da Marinha deverá permanecer na área.
Gomes Agostinho explanou que, face à agitação marítima, "seria expectável que o corpo desse à costa", mas que "há vários cenários" que podem impedir que tal aconteça.
De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, durante a noite de passagem de ano havia um dispositivo preparado com bombeiros, nadadores salvadores e Polícia Marítima para evitar que indivíduos entrassem no mar, numa altura de "forte agitação marítima".
"As pessoas cumprem no momento, mas depois voltam a entrar para o mar", notou.