O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, visitou, esta quinta-feira, alguns dos locais onde estão ativos vários incêndios na Região Autónoma da Madeira.
Corpo do artigo
Miguel Macedo saiu do aeroporto e dirigiu-se à zona das Águas Mansas, no concelho de Santa Cruz, seguindo depois para o Palheiro Ferreiro, um dos pontos mais críticos do incêndio de quarta-feira à noite no concelho do Funchal. Em seguida, dirigiu-se ao Parque Empresarial da Cancela e terminando a visita na sede do Governo Regional, a Quinta Vigia, onde está reunido com o presidente, Alberto João Jardim.
Apenas nas Águas Mansas o ministro saiu do carro e percorreu alguns metros a pé, estando no local onde os bombeiros combatiam o fogo num sítio com muito fumo.
Miguel Macedo, que ainda não falou à comunicação social, dá uma conferência de imprensa às 15.15 horas já no aeroporto da Madeira, antes de partir para Lisboa pelo que não deverá deslocar-se à ponta oeste da ilha.
A Madeira enfrenta vários focos de incêndios desde terça-feira na Calheta, Ribeira Brava, Funchal e Santa Cruz, os mais graves dos quais foram os da Ponta do Pargo e o do Palheiro Ferreiro.
Com o solo seco, depois de quase nove meses sem chuva, temperaturas altas e vento forte são as condições atmosféricas que as centenas de bombeiros enfrentam no combate aos incêndios na região.
De acordo com a secretaria regional dos Assuntos Sociais apenas 16 pessoas de seis agregados familiares tiveram que ser realojadas transitoriamente no Regimento de Guarnição 3.