Foi concluída com sucesso a operação de resgate dos nove jovens da Póvoa de Varzim que estavam acampados no Pincho, junto ao rio Âncora, em Amonde, Viana do Castelo.
Corpo do artigo
Os oito rapazes e uma rapariga, com idades entre 19 e 25 anos, foram surpreendidos pela subida das águas durante a noite e de manhã já não puderam atravessar o rio para sair do local.
Pediram socorro, segundo informação do CDOS de Viana do Castelo, cerca das 8.43 horas, e foram retirados sãos e salvos da zona de acampamento, numa operação de salvamento de grande ângulo, levada a cabo pelos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo.
"Foi arriscado. Tivemos que utilizar equipas de águas rápidas para atravessar o rio, levar equipamentos para fazer um slide (tirolesa) para recuperar as vítimas. Ainda bem que estes jovens foram inteligentes e pediram ajuda, porque se eles arriscassem a atravessar o rio ia ser bastante complicado", declarou Eduardo Oliveira, comandante de operações no local.
Os jovens encontram-se bem e não tiveram de receber qualquer tipo de assistência. Por volta do meio-dia e meia, preparavam-se para regressar a casa. "Costumamos vir para aqui acampar todos os anos, mas desta vez não contávamos com tanta chuva de noite. O rio veio para cima e passar para a outra margem era quase impossível. A corrente estava muito forte. Não estivemos em risco, mas se não viesse ninguém era complicado", contou Fernando Ferreira, de 23 anos.
O socorro foi prestado por oito operacionais com três viaturas.