Trabalhos em várias frentes nas duas cidades. Escavação na Praça da Galiza está em fase avançada. Estação de Vila d' Este avança em fevereiro. Novo viaduto ganha forma em Santo Ovídio.
Corpo do artigo
O centro do Porto está virado do avesso e em Gaia, no trajeto de Santo Ovídio a Vila d' Este, também há zonas em transformação profunda. As obras da Metro para construir a Linha Rosa (S. Bento/Casa da Música) e para prolongar a Linha Amarela continuam a esventrar as cidades. O impacto das empreitadas das novas extensões, por agora, sente-se mais nos condicionamentos de trânsito e no ruído associado aos trabalhos. Mas escondido pelas barreiras de metal há todo um trabalho que escapa aos olhos de quem passa.
No Porto, relativamente à estação S. Bento II, entre outros trabalhos, no subsolo está em curso a construção da caixa de desvio do rio de Vila, que afeta também o Largo S. Domingos. Junto ao Hospital de Santo António está em fase de conclusão a ação da Jet-Grouting (máquina que projeta betão para consolidar escavações) quanto ao poço de saída de emergência. Nos próximos dias, a máquina tratará do poço de saída do elevador.
Na Galiza, as escavações estão avançadas. A Casa da Música marcará o fim da viagem da Linha Rosa. À semelhança dos demais pontos, está em curso o desvio de serviços afetados, como água, luz e gás, entre outros. Em fevereiro começará a ser escavado um túnel que fará a ligação à Linha Azul, só para operação não comercial.
pela Linha Amarela
Na Linha Amarela, em Gaia, o viaduto a erguer a partir de Santo Ovídio está na fase inicial. Após o viaduto, o metro entrará num túnel, que vai ganhando forma, com 15 metros já executados. Na futura estação subterrânea Manuel Leão, a 16 metros de profundidade, a obra é vasta. Terá um poço de ventilação e de emergência, com escavação prevista para o próximo mês.
Antes de entrar na estação seguinte, Santos Silva, à superfície e frente ao hospital, o metro sairá de um túnel, com 65 metros já executados. A preceder a chegada ao fim do percurso, na Vila d"Este, haverá um pequeno túnel, também com ligação a um parque técnico, para as carruagens. Aqui decorrem terraplenagens. A construção da estação na Vila d"Este arrancará em fevereiro.