Intervenção na Ponte Luís I já não termina em outubro como foi anunciado. Degradação é maior do que o previsto. Guerra na Ucrânia sobe preços e atrasa encomendas.
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Estão atrasadas as obras de requalificação do tabuleiro inferior da Ponte Luís I, entre o Porto e Gaia. Afinal, há ainda mais "elementos e chapas com elevada corrosão" do que o inicialmente previsto. A metade da travessia do lado do Porto está "em fase de conclusão", mas não se sabe quantos meses mais vai demorar a recuperar a outra metade. Certo é que o tabuleiro não estará pronto em outubro, como o previsto, prolongando os constrangimentos de trânsito por tempo indeterminado.
O real nível de degradação, explica a Infraestruturas de Portugal (IP), só não foi detetado mais cedo porque "não foi possível": as chapas e os elementos em causa estavam "mascarados por contaminantes aderentes, produtos de corrosão e pintura existente". Além de terem sido descobertos mais elementos corroídos, situação que obrigou à "implementação de medidas complementares ao reforço previsto inicialmente", a guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem dificultado "o fornecimento de aço com repercussões nas respetivas cadeias de distribuição".
Ou seja, "além do respetivo acréscimo do custo" dos próprios materiais (a IP não especifica o valor), o conflito traduziu-se "em tempos de entrega muito dilatados e de difícil previsão". Por isso, "é ainda difícil avaliar com rigor as implicações que a presente situação poderá acarretar no prazo da obra".
Sem data prevista
Os trabalhos arrancaram a 14 de outubro do ano passado e a conclusão estava prevista para um ano depois. "Nesta data, é ainda difícil avaliar com rigor as implicações que a presente situação poderá acarretar no prazo da obra", refere a IP. Mas o início dos trabalhos na metade do tabuleiro no lado de Gaia, ocorrerá, previsivelmente, "no final do próximo mês de agosto".
A "elevada complexidade" dos trabalhos de requalificação e a necessidade de fazer "um levantamento rigoroso, elemento a elemento estrutural, de todas as eventuais anomalias", obrigou à "preparação/limpeza das superfícies da estrutura metálica, com recurso à decapagem com jato de areia".
Foram esses trabalhos, precisamente, que revelaram "a ocorrência, em número superior ao previsto, de elementos e chapas com elevada corrosão".
A reabilitação do tabuleiro inferior foi adjudicada em 2021, à empresa Casais por 3,25 milhões de euros. Pretende-se que, em 2025, a Ponte Luís I seja exclusivamente pedonal. Nessa altura, os carros passarão a utilizar a Ponte D. António Francisco dos Santos, entre a marginal do Porto e Oliveira do Douro (Gaia).
A saber
Integrar o elétrico
Em novembro de 2021, a STCP estava a articular com as autarquias do Porto e Gaia a ligação por elétrico entre as duas cidades, utilizando o tabuleiro inferior da Ponte Luís I.
Travessia do metro
O tabuleiro superior da Ponte Luís I está já reservado a peões e ao atravessamento do metro do Porto.
Atravessamento
Durante as obras na ponte, os peões continuam a poder atravessar por um andaime.