Trocar um ato "meramente social" de levar flores no dia do funeral do único filho por um projeto promissor, que promete não só reconhecer o mérito de alunos da Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP), como apoiar as equipas de futsal da Associação de Futebol do Porto.
Corpo do artigo
É este o apelo corajoso que os pais de André Miguel Silva, aluno de mestrado da FEUP - que na passada quinta-feira faleceu após uma violenta colisão na A7, em Seide, Famalicão -, fazem a todos aqueles que amanhã, pelas 10 horas, estiverem presentes na igreja de Gondomar no último adeus ao filho. Já esta terça-feira, a partir do meio da tarde, o corpo poderá ser velado na capela mortuária.
Num gesto a que chamaram "Flores por causas", os pais de André pedem a quem tiver intenção de enviar e levar flores para o funeral que possam substituir essa oferta e transformar o pequeno montante de cada um "num valor coletivo que será integralmente destinado a duas causas em que o filho se encontrava particularmente envolvido: a FEUP e o futsal.
"O André era conhecido pelo seu gosto e habilidade especial para jogar futsal (era jogador do Freixieiro) e a sua morte ocorreu ao serviço da causa do conhecimento numa ação da Associação de Estudantes da FEUP para a qual tinha sido recentemente eleito com enorme orgulho. O pedido que faço é, pois, que ajudem a registar neste momento de dor a memória do André em projetos que premeiem bons desempenhos", explicou o pai.
Assim sendo, o montante recolhido, até ao fim desta semana, será integralmente destinado a esta finalidade e dividido em partes iguais com regulamento a definir com as entidades a associar.
"O André era um jovem com princípios e causas e com a pequena colaboração de cada um, vamos registar a sua memória e prolongar nos outros jovens com quem privou a importância de viver, a cada dia, algo mais nobre e maior do que todos nós", frisou Carlos Alberto Silva.
Para o efeito, todos os que queiram colaborar com esta vontade dos pais de André podem fazê-lo através do depósito da quantia desejada numa conta bancária que foi criada para o efeito, com o nome de André Miguel Silva, e que tem o seguinte NIB: 0033 0000 0001 695522178, do Millennium Bcp.