O Palácio da Igreja Velha, localizado em Vermoim, Famalicão, foi considerado um Imóvel de Interesse Municipal e a área envolvente classificada como Zona Especial de Proteção.
Corpo do artigo
O imóvel data de 1881 e é um exemplar de arquitetura de brasileiros de torna viagem do século XIX, tendo sofrido obras de requalificação entre 2012 e 2015, que permitiram manter a sua arquitetura e bom estado de conservação. De resto, esta intervenção foi galardoada com o prémio Internacional de Arquitetura «Architizer A+ awards» em 2017, e, em 2018, o prémio de Reabilitação Januário Godinho.
A classificação do Palácio da Igreja Velha como Imóvel de Interesse Municipal foi aprovada esta quinta-feira, em reunião de Câmara. Para Mário Passos, presidente da Autarquia famalicense "trata-se da valorização de um património histórico, de grande relevância a nível arquitetónico". "Esta classificação é uma forma de assegurar a sua preservação", adianta.
O concelho de Famalicão possui outros dois imóveis de interesse municipal: o Solar de Vila Boa, em Joane e a Capela de S. Gonçalo, em Cavalões.