Eram precisas 545, mas mais de 650 pessoas bateram o recorde do mundo a dançar o vira minhoto na tarde deste domingo, na Praça da República, em Ponte da Barca.
Corpo do artigo
Nem a temperatura a rondar os 40 graus desmobilizou as centenas de pessoas oriundas dos ranchos folclóricos do concelho e de vários pontos do país de erguer os braços, bater as castanholas e dançar o vira.
Este recorde do Guinness foi batido durante a romaria de S.Bartolomeu de Ponte da Barca, que decorre até dia 24 de agosto.
Com mais de quatro saias vestidas do traje do Rancho das Lavradeiras de Oleiros, as irmãs Luísa e Sandra Fernandes não se deixaram abater pelo calor abrasador e estavam entusiasmadas para entrar no recinto.
"Já é normal dançarmos com muito calor e o recorde já foi batido nesta romaria, quando as pessoas dançam e cantam espalhadas pelas ruas. Agora o recorde só vai ser formalizado", considerou Sandra.
O recorde do mundo pressupunha dançar durante cinco minutos, mas as 667 pessoas continuaram a dançar o vira minhoto depois desse período, perante o olhar atento do responsável do livro de recordes do Guinness.
Batido o recorde, a dança e alegria continuou pelo resto da tarde.