<p>Vários elementos da Comissão Política Concelhia do PSD de Espinho nem querem acreditar que José Guilherme Aguiar esteja a ponderar a candidatura à Câmara de Matosinhos quando lhes havia sido dito que o actual vereador da Câmara de Gaia já tinha aceitado o convite de Espinho.</p>
Corpo do artigo
Ricardo Sousa disse ao JN que foi o presidente da Comissão Política Concelhia, Vicente Pinto, quem garantiu que o convite endereçado há algum tempo a José Guilherme Aguiar tinha sido aceite. Por isso, leu com grande espanto as notícias acerca da possível candidatura a Matosinhos. Surpreso ficou também Carlos Loureiro que lamenta que José Guilherme Aguiar "tenha rejeitado Espinho depois de ter aceitado"´, voltando atrás na promessa.
Os dois sociais-democratas nem sequer duvidam das palavras de Vicente Pinto, que ontem não quis falar sobre o assun to. Apesar disso, Ricardo Sousa disse ir procurar saber o que se passa junto dos órgãos competentes. Os sociais-democratas dizem que a notícia foi um verdadeiro "banho de água fria", já que as expectativas num bom resultado nas próximas eleições autárquicas eram muito grandes. Ricardo Sousa e Carlos Loureiro acreditam mesmo que a vitória de Guilherme Aguiar seria muito provável.
José Guilherme Aguiar, por seu lado, garantiu ontem ao JN que nunca aceitou tal convite. "Disse que não desde o primeiro minuto", fez notar. "Sou muito directo. Nunca seria capaz de criar falsas expectativas. É verdade que me convidaram há já algum tempo, e apesar de terem sido várias as pessoas que me tentaram convencer a aceitar por considerarem que a vitória era quase certa, confesso que não me senti motivado", explicou, recordando que chegou mesmo a pedir para que não insistissem mais no assunto.
"Mostrei-me disponível para ajudar, mas nunca disse sequer que iria ponderar essa hipótese", concluiu.