O rebentamento de uma conduta de água, na Avenida de Domingos Gonçalves de Sá, provocou o caos, este domingo, no centro de Rio Tinto, Gondomar. Dois carros caíram ao buraco provocado pela deslocação de águas. Mais seis viaturas sofreram danos avultados e foram arrastadas pela água. O trânsito está cortado, mas deverá ser retomada a circulação ainda durante o dia de hoje.
Corpo do artigo
O incidente ocorreu esta manhã, cerca das 10.30 horas. A zona ficou alagada e o trânsito encontra-se cortado na Avenida de Domingos Gonçalves de Sá, próximo da igreja de Rio Tinto.
Duas viaturas ficaram presas na zona onde se deu o rebentamento da conduta de abastecimento de água em alta. A infraestrutura, construída nos anos 70, serve grande parte do concelho do Porto e parte dos municípios de Matosinhos e da Maia. A população não sentiu a rutura nas suas torneiras, porque existe uma outra conduta mais moderna paralela à danificada que garantiu o abastecimento sem falhas.
O adutor em betão da empresa intermunicipal Águas do Douro e Paiva debita 300 litros de água por segundo, explica o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, tendo estado a jorrar água durante 45 minutos.
No total, cerca de 810 mil litros de água destruíram oito veículos e inundaram a cave do Centro Social da Paróquia de Rio Tinto, vários edifícios de habitação, nomeadamente garagens, e uma confeitaria na Rua de Vale Flores. A força da água arrastou paralelos e abriu buracos na via pública, deixando um manto de lama. Estão em curso os trabalhos de limpeza e de reparação da conduta em betão.
"O rebentamento aconteceu na zona central de Rio Tinto por onde passam centenas de pessoas por hora. Felizmente, não houve vítimas. A empresa Águas do Douro e Paiva já garantiu que irá ressarcir os lesados por todos os danos", assegura Marco Martins. Ainda não há data para a reabertura ao trânsito da zona da Avenida de Domingos Gonçalves de Sá destruída pela água.
A operação de socorro foi levada a cabo pelos Bombeiros Voluntários da Areosa, pelos serviços da Câmara de Gondomar e da Junta de Freguesia de Rio Tinto e por equipas da Águas do Douro e Paiva, da Águas de Gondomar e da EDP.