Parque Urbano da Archeira, em Gondomar, fica pronto até ao verão. Câmara de Gondomar prepara-se para lançar empreitada de prolongamento do Polis ainda durante este ano.
Corpo do artigo
Fica pronto até ao final do ano a primeira parte do corredor pedestre do Parque Urbano da Ribeira da Archeira, desde a Quinta do Passal até à EB 2,3 de Valbom, com bebedouros, iluminação inteligente, relvados e zonas de descanso. A expectativa do Município é que a obra, fruto de um investimento total a rondar os 2,3 milhões de euros, fique concluída até ao próximo verão. Até ao final deste ano será lançado o concurso para o prolongamento do Polis para montante (em mais 3,5 quilómetros), fazendo estender o projeto de Gramido até Marecos, em Valbom. Uma obra que ficará por 4,5 milhões de euros, "inteiramente financiados pelo Município", destacou Marco Martins.
Com a empreitada de 3,2 quilómetros no Parque da Ribeira da Archeira fica "fechado o anel" de cerca de 20 quilómetros de percursos pedestres, em que o público pode fazer, caminhando "pelo Parque Urbano de Fânzeres, pelo de Baguim do Monte, pelo de Rio Tinto até ao Porto, passando ainda por Valbom, e S. Cosme", descreveu o presidente Marco Martins, salientando que uma das mais-valias "é a possibilidade do percurso unir a cota alta à cota baixa do concelho".
O autarca contou ao JN que o projeto do Parque Urbano da Ribeira da Archeira foi adjudicado "em 2015 ao ateliê do arquiteto José Carlos Loureiro, autor do Polis de Gondomar, que tinha um estudo prévio para o local, mas que na altura não avançou". O concurso da obra foi lançado em 2019.
Com entrada, à cota baixa, junto ao Centro de Aprendizagem e Reabilitação Comportamental Animal da Quinta do Passal, o percurso oferece um circuito serpenteado ao longo da ribeira da Archeira.
Para isso, "foi necessário desbravar muito mato, tendo sido encontrado inclusive um antigo moinho que poderá a vir ser reabilitado mais tarde", disse Diogo Augusto, engenheiro responsável pela gestão da obra.
Visivelmente satisfeito com o facto de já terem sido "avistadas no local águias, libelinhas e lontras", o mesmo responsável adiantou que será criada uma lagoa para poder vir a atrair os mamíferos.
E está já a ser pensada programação com diversas atividades, como a observação de pirilampos, em consonância com o serviço educativo da Quinta do Passal.
Dada a proximidade da EB 2, 3 de Valbom, é também expectável que muitas das aulas de Educação Física possam vir a acontecer neste local privilegiado de contacto com a natureza.
É, pois, a partir da escola, em direção à Rua da Extrema, que tem continuidade a segunda parte do projeto do Parque Urbano da Ribeira da Archeira, seguindo o percurso pelo Estádio do Gondomar e piscinas municipais até ao relvado do Multiusos.
Prolongamento do Polis
No âmbito destes projetos de matriz ambiental, está em fase de estudo prévio a pretensão da Autarquia de Gondomar de "trazer os Moinhos de Jancido até ao Douro", contou ao JN o autarca, assumindo a vontade de fazer prolongar o percurso de Marecos até à foz do rio Sousa. Um projeto que poderá vir a ser uma realidade "dentro de quatro a cinco anos", concluiu.
Outros parques
Fânzeres
Já foi adjudicada a segunda fase do Parque Urbano de Fânzeres, que tem entrada junto à Av. Dr. Mário Soares (vulgo Avenida da Conduta). O parque vai acolher uma zona mais lúdica, com um bar, dois campos de padel, um parque infantil, outro de skate e um para cães".
Medas
Pela segunda vez, o concurso para atribuição da empreitada do futuro Parque Urbano de Medas ficou deserto.
S. Cosme
A obra do Parque Urbano de S. Cosme, junto à biblioteca, avança a bom ritmo. A expectativa é que fique pronto no verão.