Uma jovem de 19 anos morreu, esta sexta-feira, no despiste de um autocarro de transporte escolar em Vila Nova da Rainha, Tondela. O acidente provocou ainda ferimentos em sete pessoas, duas das quais em estado grave.
Corpo do artigo
O acidente ocorreu às 18.40 de sexta-feira horas numa estrada municipal próximo de Vila Nova da Rainha, concelho de Tondela.
O acidente provocou, além de um morto, mais sete feridos, dois deles graves - o motorista e um adolescente, com ferimentos nos membros inferiores. Os jovens que seguiam no autocarro são estudantes da escola profissional e da escola secundária do concelho.
Segundo a vereadora da Proteção Civil de Tondela, Fátima Pires, citada pela Lusa, os feridos graves foram transportados para o Hospital de Viseu e os ligeiros para o de Tondela.
Posteriormente, três dos feridos foram transportados para os hospitais de Coimbra, mas o que inspira mais cuidados é o motorista, que teve de ser operado em Viseu.
O presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova da Rainha, Abílio dos Santos, que é também diretor da escola profissional, afirmou que esta é "a maior tragédia a que a localidade já assistiu" e informou que a jovem que morreu tinha 19 anos, estudava no estabelecimento que dirige e tinha um filho.
Mais de duas horas depois do acidente, pelas 21 hotras, dezenas de residentes de Vila Nova da Rainha assistiam às operações das autoridades. O autocarro ainda não tinha sido retirado do local e o poste de eletricidade em que o veículo embateu estava inclinado sobre a via.
Um dos jovens estudantes que seguiam no autocarro da empresa Transdev, licenciada para transporte público no concelho, incluindo escolar, contou à Lusa que se deu conta de que haveria algum problema quando a viatura, que descia uma rua com acentuado declive, falhou uma paragem habitual.
Uns metros à frente, acrescentou, os jovens deram-se conta de que "o motorista não tinha controlo do autocarro" e alguém gritou que "não havia travões". Ainda segundo o passageiro, no final da rua com grande declive, o veículo "guinou para a direita", para uma rua estreita, onde se encontrava o poste de eletricidade.
Adílio dos Santos adiantou que dois jovens de Vila Nova da Rainha estão a ter acompanhamento psicológico.
Para o local foram enviados bombeiros e viaturas das corporações de Tondela, Viseu e Santa Comba Dão, além de equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da GNR.
A Proteção Civil indicou que no local estão 56 operacionais, 21 viaturas e um meio aéreo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
O presidente da Câmara de Tondela, Carlos Marta, esteve também no local e informou que a Transdev está licenciada para efetuar o serviço público no concelho há vários anos, sem registo de incidentes.
Em julho de 2008, um autocarro da empresa que transportava público para a Festa Concelhia do Idoso de Vila Verde atropelou seis pessoas que tinham saído de outra viatura numa quinta em Darque, Viana do Castelo. Um homem morreu e cinco pessoas ficaram feridas.