A associação que junta os municípios de Braga, Guimarães, Famalicão, Barcelos e, agora, Viana do Castelo, passa a designar-se "Pentágono Urbano".
Corpo do artigo
O Município de Viana do Castelo formalizou, esta segunda-feira, a adesão à Associação Intermunicipal Quadrilátero Urbano. A cerimónia decorreu na Comunidade Intermunicipal do Cávado com a presença dos presidentes de Câmara dos municípios que integram a associação que, de agora em diante, deverá passar a designar-se Pentágono Urbano.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, este é "um momento histórico e que representa uma oportunidade para o desenvolvimento do território". Para o autarca de Viana, a integração na rede do Quadrilátero Urbano "permitirá o desenvolvimento de projectos inovadores nas áreas da mobilidade, cultura, inovação empresarial e cooperação internacional, reforçando ainda mais o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a competitividade regional".
10% das exportações nacionais partem destes municípios
Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, a entrada deste novo município "representa um marco importante para a região, constituindo-se como uma mais-valia para o desenvolvimento sustentável e para a internacionalização da nossa rede, que se torna ainda mais robusta e capaz de enfrentar os desafios do futuro". O autarca baracarense destacou que nesta associação estão incluídos cinco dos 20 municípios mais exportadores, representando 10% das exportações nacionais e 25% das exportações do Norte. Esta associação intermunicipal passa agora a ter no seu território um porto de mar.
Segundo Ricardo Rio, " a adesão já era discutida há vários anos" e a decisão foi consensual. Entre os objetivos estratégicos da entrada de Viana do Castelo estão o reforço da coesão territorial, a ampliação da capacidade de inovação e competitividade, a promoção da internacionalização e do desenvolvimento sustentável, iniciativas culturais e o desenvolvimento de soluções de transporte e mobilidade.