Mais de uma dezena de gatos abandonados foram resgatados de uma casa em elevado estado de degradação na Travessa da Senhora da Lapa, no Porto, por um grupo de moradores e voluntários que também se depararam com vários animais já mortos.
Corpo do artigo
Os vizinhos garantem que as autoridades foram várias vezes alertadas para a situação, mas que só agiram domingo. O senhorio garante que desconhecia o estado em que se encontrava a casa. A habitação estava cheia de dejetos, com muito lixo e o cheiro era nauseabundo.
"Os gatos miavam a noite toda e o cheiro era insuportável", descreve Hernâni Pinto, que mora ao lado da casa abandonada.
"Há mais de três meses que alertávamos as autoridades, mas ninguém fazia caso", afirma Vítor Sousa, vizinho, que ajudou a resgatar 15 gatos. "Só agora, que a porta da casa caiu, é que decidiram agir e, claro, encontramos já muitos animais sem vida", acrescenta.
Um dos últimos vizinhos a alertar a PSP foi Mário Almeida. "Quem morava na casa, saiu há mais de meio ano, mas de vez em quando vinha aí, atirava sacos da comida lá para dentro e ia embora!", diz o morador.
A Câmara do Porto enviou ao local uma equipa do CROA (Centro Recolha Oficial de Animais) e a Polícia Municipal "devido a conteúdos nas redes sociais que mostravam a presumível existência de animais sub-alimentados e cadáveres".
Para esta terça-feira está agendada uma operação de limpeza onde "estará presente uma equipa do CROA de forma a garantir a recolha de qualquer cadáver e animal vivo que aí se encontre".
O caso está agora nas mãos da PSP que já terá identificado a dona dos animais. Ao JN, Armando Dias, senhorio, admite que "não fazia ideia de que a casa estava naquele estado" e que os inquilinos já não pagavam a renda há meio ano.