O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecorou hoje, terça-feira, o antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.
Corpo do artigo
"Cumpre-se aqui um acto de justiça em relação a portugueses que serviram o país nos mais altos cargos de Governo da República, da magistratura portuguesa e dos órgãos próprios da região autónoma dos Açores", afirmou Cavaco Silva.
Além de Santana Lopes, na cerimónia, que teve lugar no Palácio de Belém e durou cerca de dez minutos, foram também condecorados o conselheiro Manuel Fernando dos Santos Serra, antigo Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique, e Alberto Romão Madruga da Costa e Fernando Manuel Machado Menezes, antigos Presidentes da Assembleia Legislativa dos Açores, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique.
Numa brevíssima intervenção, o Presidente da República recordou que a cerimónia de condecoração "destina-se a distinguir quatro portugueses pelas altas funções públicas que desempenharam".
"Cumpre, assim, o dever e a tradição de condecorar aqueles que desempenharam as altas e complexas funções de primeiro-ministro, de presidente do Supremo Tribunal Administrativo e de presidente da Assembleia Legislativa dos Açores", sublinhou.
Por outro lado, justificou o chefe de Estado, foi também cumprida a regra de impor as condecorações só depois dos distinguidos terem terminado o exercício das funções de que foram titulares e "quando já não exercem quaisquer funções políticas de destaque, como as de deputado ou dirigente partidário".
"É com satisfação, por isso, que irei cumprir este dever de justiça", concluiu o chefe de Estado.
Pedro Santana Lopes exerceu as funções de primeiro-ministro de Julho de 2004 até ao final desse ano, altura em que o então Presidente da República, Jorge Sampaio, dissolveu a Assembleia da República.
Contudo, até ao início da actual legislatura, exerceu o cargo de deputado eleito pelo PSD nas legislativas de Fevereiro de 2005, quando foi derrotado pelo actual primeiro-ministro, José Sócrates.
Na cerimónia, como convidados, estiveram presentes alguns dos antigos ministros de Santana Lopes, como o actual líder parlamentar do PSD, José Pedro Aguiar Branco, Fernando Negrão, Rui Gomes da Silva, António Mexia, Maria do Carmo Seabra e Maria João Bustorff.
O líder do CDS-PP, Paulo Portas, e Bagão Félix, também eles antigos ministros do Governo de Santana Lopes estiveram na cerimónia, tal como a actual líder social-democrata, Manuela Ferreira Leite.
Numa cerimónia sem emoção, mas que teve honras de transmissão em directo pelas televisões, Cavaco Silva e Santana Lopes trocaram um breve aperto de mão depois do antigo primeiro-ministro ter sido condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.
Já no final, depois da saída dos convidados, o Presidente da República e os quatro condecorados trocaram ainda algumas palavras.