Os deputados da comissão parlamentar de Economia e Obras públicas aprovaram, esta quarta-feira, a audição do secretário de Estado dos Transportes, para prestar esclarecimentos sobre as alterações nas redes de transportes das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
Corpo do artigo
A audição será realizada no âmbito de um requerimento apresentado pelo PS, ao abrigo do qual será também ouvido o coordenador dos grupos de trabalho que fizeram relatórios com propostas de alteração às redes de transportes nas áreas metropolitanas.
O requerimento do PS foi aprovado por unanimidade, sendo que o Bloco de Esquerda e Partido Ecologista "Os Verdes" estavam ausentes no momento da votação.
O deputado do PS Rui Paulo Figueiredo disse à Lusa ter a expetativa que, durante a audição, "o Governo apresente propostas para reduzir custos e fazer face ao endividamento das empresas".
Já o requerimento do PCP para ouvir várias entidades do sector dos transportes das áreas metropolitanas sobre as propostas de alteração às redes de transportes foi chumbado, com os votos contra da maioria parlamentar (PSD e CDS-PP).
Este sentido de voto levou o deputado do PCP Bruno Dias a acusar a maioria de fazer "opções 'à la carte'" por ter chumbado a proposta do PCP e aprovado uma proposta do PS.
Durante a reunião da comissão parlamentar desta quarta-feira foram também chumbados outros dois requerimentos: um do PS para ouvir o secretário de Estado da Energia e o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e outro do PCP para ouvir o secretário de Estado da Energia.
O PS pretendia obter esclarecimentos sobre as tarifas de eletricidade e o PCP queria ouvir o secretário de Estado sobre os preços dos combustíveis líquidos, o "negócio EDP/Continente-SONAE" e a privatização da REN.
