O secretário-geral do PCP apelou esta segunda-feira à "luta pela salvação do país", acusando o ministro das Finanças de "pura demagogia" quando diz que o ano de 2013 será um ano de optimismo.
Corpo do artigo
Jerónimo de Sousa, num debate em Gaia organizado pelo Clube dos Pensadores sobre a crise económica e o Orçamento de Estado, que foi apresentado pelo Governo, declarou também que a "a luta dos trabalhadores não se esgota nem se resume à greve". Porém, segundo o secretário-geral do PCP, "quando se luta nem sempre se ganha, mas se não se lutar perde-se sempre".
Por isso, Jerónimo de Sousa diz que "o povo só tem duas opções: ou se conforma com a destruição das suas condições de vida, ou luta pela salvação do país e derrota" as medidas da troika.
Para o líder comunista, o Orçamento de Estado para 2012 impõe "uma redução de défice a um ritmo de mata-cavalos" que irá prejudicar o país, razão pela qual Vítor Gaspar, ministro das Finanças, diz Jerónimo de Sousa, está a fazer "demagogia pura" quando afirmou que 2013 será um ano de optimismo.
O debate ficou também marcado por uma ameaça de bomba, que obrigou à evacuação do hotel onde está a decorrer, provocando um atraso de uma hora, mas que não impediu a sua realização.