Partido de Chávez fora da lista de convidados internacionais no Congresso do PS
O partido do presidente venezuelano Hugo Chávez não consta da lista de convidados internacionais presentes no XVI Congresso do PS, revelada este sábado na abertura do segundo dia de trabalhos na Nave Desportiva de Espinho.
Corpo do artigo
A presença de convidados internacionais é uma das mais significativas da história do PS, como destacou o presidente do partido, Almeida Santos, mas o Partido Socialista Unido da Venezuela, de Hugo Chávez, não se fez representar em Espinho, apesar de ter sido oficialmente convidado.
"Não me lembro, em tantos congressos e em tantos anos de vida do PS, de um congresso com uma presença internacional tão forte", disse Almeida Santos depois da eurodeputada Edite Estrela ter apresentado a extensa lista de convidados, onde não consta nenhum representante do Partido Socialista Unido da Venezuela, de Hugo Chávez.
Marcam presença no congresso de Espinho representantes de Angola, Brasil, Bulgária, Cabo Verde, China, Espanha, França, Grécia, Guiné-Bissau, Holanda, Itália, Marrocos, Polónia, S. Tomé e Príncipe, Suécia, Tunísia, Turquia e Ucrânia.
A delegação chinesa é a mais numerosa, com o Comité Central do Partido Comunista Chinês a fazer-se representar pelo director do Centro de Investigações de Documentos, Leng Rong, a sub-directora geral do Departamento Internacional, Yu Xiaoxuan, o sub-chefe de Divisão do Centro de Investigações de Documentos, Wang Jianwu, e o sub-Chefe de Divisão do Departamento Internacional, Ouyang Xuemei. Também o Primeiro Secretário da Embaixada, Hao Qingzhu, integra a delegação chinesa.
O MPLA angolano está representado pelo Secretário Internacional, Paulo T. Jorge e pelo Chefe da Divisão do Departamento de Relações Internacionais, Manuel Pedro Chaves.
Do Brasil marcam presença o Secretário-Geral do PDT, Manoel Dias, e o Representante do PT em Portugal, Manuel Andrade. Cabo Verde marcará presença através Secretário Internacional do PAICV e Ministro do Ambiente, José Maria Veiga, e pelo Representante do PAICV em Portugal, Joaquim Neves.
Ainda na área dos países lusófonos o destaque vai para a presença de Joaquim Rafael Branco, presidente do MLSTP/PSD e primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe.