Gaia é o segundo concelho do país com o maior número de exemplares do galardão de Bandeira Azul: 19 Praias e 1 Marina, resultado da aposta constante em melhorar os meios que disponibiliza aos milhares de pessoas que fazem destas praias destino de excelência.
Corpo do artigo
Além da qualidade comprovada da água, os 15 quilómetros de extensão da orla costeira de Gaia contam com infraestruturas pensadas, preparadas e trabalhadas ao longo de todo o ano, para que, em cada época balnear, os habitantes e visitantes do concelho possam usufruir das melhores condições. O foco apontado à segurança e bem-estar das pessoas é visto também nas 5 praias acessíveis (Aguda, Miramar, Sr. da Pedra, Valadares Sul e Canide Norte), nos 15 quilómetros de passadiços em madeira - que une as praias desde Lavadores a Espinho, e todas as outras infraestruturas que merecem um empenho constante, inclusive com recurso a aplicações móveis que permitem a participação de ocorrências, em termos de estruturas de acesso às zonas balneares.
As Praias de Gaia oferecem ainda condições para a prática de atividades aquáticas, como o Surf, existindo escolas destinadas à prática deste desporto.
Destaca-se também a sustentabilidade ambiental, oferecendo condições para meios de deslocação suave, como as bicicletas, através da ciclovia por toda a orla marítima.
Gaia tem objetivo de minimizar o impacto ambiental da época balnear, dando enfoque à presença de Ecopontos, assim como a atividades de sensibilização ambiental.